O Luverdense comemora, hoje, uma década de fundação. Com 3.372 pontos no ranking nacional de clubes, o time de Lucas do Rio Verde chega aos dez anos ocupando a 44ª posição dentre os 430 clubes de futebol profissional constituídos no Brasil. Somente nos últimos três anos, o clube subiu 141 posições. Todo esse crescimento está diretamente relacionado ao desempenho nas competições nacionais.
Em dez anos de história, o Luverdense participou de sete edições do Campeonato Brasileiro da Série C. No ano passado conseguiu a tão sonhada vaga na Série B, que bateu na trave em 2012. Além disso, o jovem clube de Mato Grosso participou de três edições da Copa do Brasil, melhorando seu desempenho a cada ano. No ano passado, o time fez uma campanha histórica ao avançar três fases e chegar às oitavas de final contra o Corinthians, então campeão do mundo. No primeiro jogo, em Lucas, vitória do Luverdense com um gol polêmico e milagroso de Misael. No Pacaembu, vitória do time paulista por 2 a 0 e uma grande marca registrada na história.
Em dez anos, o Luverdense conquistou cinco títulos estaduais. Um tricampeonato da Copa Mato Grosso, em 2004, 2007 e 2011. E um bicampeonato do Mato-grossense, em 2009 e 2012.
História – no dia 24 de janeiro de 2004, Lucas do Rio Verde viu nascer o Luverdense Esporte Clube, que começou a dar alegrias aos torcedores logo nas primeiras competições. Começou a brotar ali um novo sentimento nos luverdenses de amor e orgulho pelo time da cidade. “O nome do time se deu com o intuito de fortalecer o nome da cidade e transformar o clube em uma marca de representação do município”, explica o presidente Helmute Lawisch.
Os primeiros atletas do elenco foram escolhidos em um “peneirão”, no qual foram selecionados dez atletas da cidade. Os demais foram contratados da base do clube de futebol que estava se extinguindo em Nova Bandeirantes, no Paraná.
O primeiro jogo oficial do Luverdense foi contra o Sorriso, no estádio Egídio Preima, em Sorriso. O jogo válido pelo campeonato mato-grossense aconteceu no dia 13 de abril de 2004 e terminou empatado em 1 a 1. O lateral direito Dudé foi o autor do primeiro gol da história do clube. Desde então, o Luverdense vem fazendo história no futebol nacional, cativando corações e enchendo de orgulho os torcedores.