Lucas do Rio Verde novamente não terá representante no campeonato estadual de seleções amadoras, que começa em junho com 103 times (um de cada cidade). O secretário de Esportes, Carlos Antunes, disse que a ausiência está relacionada com a falta de organização. “Desde o ano passado a gente vem estudando a possibilidade de colocar uma equipe no amador do estado, porém tem que haver organização. Para participar, teremos que contar com o apoio do poder público e para ter esse apoio é necessário ter organização”, afirmou.
A proposta da secretaria é promover, ainda este ano, o campeonato municipal amador, dando ao campeão vaga para representar o município no estadual de seleções em 2011. O secretário não previu quando o municipal deve ser realizado.
O governo estadual disponibilizará, para o estadual de seleções, ajuda de custo para todas as equipes bancarem despesas com transporte, alimentação, hospedagem e uniforme. Porém, o secretário de Lucas do Rio Verde diz que “a ajuda é irrisória. O estado dá uma ajuda de custo mínima, e que não é suficiente para arcar com todas as despesas. Então, precisamos ter os pés no chão”, afirmou.
O campeonato foi dividido por diversos grupos. Nova Mutum, Sorriso, Trivelatto, Sinop, Vera, Feliz Natal, Itaúba, União do Sul, por exemplo, ficaram na mesma chave e começam a competir no dia 12 de junho. O campeão ganha vaga para disputar, ano que vem, o matogrossense da 2ª divisão.