A Superliga masculina 2005/2006 acaba de conhecer seus mais novos integrantes: Cimed, de Santa Catarina, e Shopping ABC/Aramaçan/Santo André, de São Paulo. De acordo com a Confederação Brasileira de Vôlei, os dois primeiros colocados da Liga Nacional têm direito a uma vaga na competição mais importante do país. E, na final da Liga, disputada ontem em Cuiabá, a recém-criada Cimed, fundada este ano, passou pelo Santo André por 3 sets a 1, parciais de 21/25, 25/23, 25/20 e 25/19.
O Santo André começou melhor na partida e chegou a abrir cinco pontos de vantagem no primeiro set (20/15). O Cimed ainda tentou reagir, mas com um ataque do ponta Evandro que explodiu no bloqueio os paulistas fecharam o set em 25/21, em 22 minutos. Também se destacou o oposto Edinho, que acabaria sendo o maior pontuador da competição, com 86 acertos em sete jogos.
O segundo set, disputado ponto a ponto, foi o mais equilibrado da partida. O grande trunfo do Cimed passou a ser o meio-de-rede Sidão, que marcou nove pontos no set (sete de ataque e dois de bloqueio). Mesmo assim, o time catarinense só conseguiu fechar após 26 minutos, com um ataque pelo meio do veterano Douglas.
No set seguinte, o Cimed passou a impor seu ritmo. Com grande atuação de Sidão e do ponta Denisson, os catarinenses fecharam em 25/20, após 25 minutos. Logo em seguida veio a confirmação do título: dominando do início ao fim, o time de Santa Catarina fez 25/23, em 26 minutos. O último ponto do jogo foi marcado por Denisson, que se tornou o jogador que mais vezes conquistou o título da Liga Nacional (três vezes).
“O importante é ganhar, continuar o trabalho. Acho que foi provado que o time trabalhou bem”, disse o meio-de-rede Douglas, de 34 anos, que já perdeu a conta do número de títulos conquistados na carreira, incluindo a Olimpíada de Barcelona-92: “Sempre que entro numa competição é para ser campeão. Desta vez não foi diferente”.
Do lado do Santo André, o técnico Marcelo Madeira accredita que, no geral, o objetivo foi cumprido. “Chegamos na final e tentamos vencer. Não foi por falta de vontade. O Cimed complicou o jogo”, lamentou.
Na disputa pelo terceiro lugar, o Wizard/Campinas venceu o Mantac/Joinville por 3 sets a 0 (25/20, 25/15 e 25/20). Na próxima quarta-feira, começa a fase final da Liga Nacional feminina, com oito equipes de todo o país. A disputa será novamente em Cuiabá.