O Grêmio segue firme na liderança do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo, pela 23ª rodada da competição, o Tricolor gaúcho não desperdiçou a oportunidade de jogar no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, e bateu o Vasco por 2 a 1. Soares e Marcel marcaram os gols que levaram os anfitriões aos 48 pontos, enquanto Alan Kardec descontou para os vascaínos que, com 26 pontos, continuam próximos da zona de rebaixamento.
O primeiro tempo ficou marcado por um Grêmio que atacava com muitas dificuldades para penetrar na defesa do Vasco, que apostou em congestionar o meio-de-campo. Logo no primeiro minuto o time gaúcho mostrou a sua vocação ofensiva e criou a primeira oportunidade. Perea tabelou com Tcheco, recebeu na área e chutou para Eduardo Luiz salvar, com o goleiro Tiago batido no lance.
Encontrando problemas para furar a retranca vascaína o Grêmio começou a tentar chutes de fora da área. Num deles, aos 12 minutos, Tcheco assustou o goleiro ao fazer a bola passar à direita do camisa 1. No minuto seguinte o Vasco deu seu primeiro e único chute a gol do primeiro tempo. Rodrigo Antônio fez boa jogada individual, mas errou ao tentar deslocar o goleiro Victor.
Com poucos lances de perigo o jogo foi se arrastando até o fim da primeira etapa. Aos 34 minutos Anderson Pico quase surpreendeu Tiago ao tentar um cruzamento que ganhou efeito e só não entrou por causa de um tapinha dado pelo goleiro. A última oportunidade da primeira etapa foi aos 45 minutos. Marcel dividiu a bola com Eduardo Luiz, a bola sobrou para Tcheco chutar na zaga e, na sobra, Anderson Pico isolou a bola, mesmo estando em boas chances para marcar.
Assim como no primeiro tempo o Grêmio voltou para a segunda etapa pressionando e já rondava a área do Vasco quando conseguiu abrir o marcador aos nove minutos. Marcel cruzou da direita e Soares, livre de marcação, cabeceou sem chances para Tiago.
Mesmo com a vantagem o Grêmio continuou com uma postura ofensiva e quase ampliou aos 15 minutos. Após dividida na área a bola sobrou para Pereira, que chutou à direita do goleiro. Mesmo sem ser muito presente no ataque o Vasco chegou ao empate aos 25 minutos, numa jogada de bola parada. Edu cobrou falta, Alan Kardec cabeceou, Victor deu rebote e o próprio atacante chutou para o fundo do gol.
Mas a alegria vascaína durou pouco, pois o Grêmio ficou novamente em vantagem aos 28 minutos. Souza cruzou, Soares ajeitou e Marcel cabeceou para o fundo da rede. A partir daí o Grêmio, temendo uma nova reação do Vasco, passou a cadenciar o ritmo da partida, enquanto os cariocas tinham sérios problemas no setor de criação, que impedia o nascimento de boas jogadas. Melhor para o Tricolor gaúcho, que conseguiu administrar a sua vantagem até o fim.
O Grêmio só volta a campo no próximo sábado, às 18h20 (de Brasília), para enfrentar o Fluminense no Maracanã, no Rio de Janeiro. Também na capital carioca, só que na quinta-feira, às 20h30, em São Januário, o Vasco recebe o Cruzeiro.