Em jogo dramático, o Ipatinga derrotou o Fluminense, de virada, por 2 a 1 em partida disputada na noite deste domingo no Ipatingão, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. A vitória não tirou o Ipatinga da última colocação, mas fez o time mineiro se igualar ao Tricolor das Laranjeiras, ambos com 16 pontos ganhos.
O resultado fez inteira justiça ao Ipatinga, que, depois de um primeiro tempo irregular, voltou do intervalo de forma diferente e dominou a equipe tricolor, criando seguidas chances para virar o marcador, o que efetivamente aconteceu com gols de Adeilson, aos 36 minutos e Kempes aos, 39 do segundo tempo. Já o Fluminense, que saiu ganhando na primeira etapa com gol de Tartá aos 41 minutos, acabou prejudicado pela expulsão do volante Fabinho que deixou a equipe sem condições de reagir.
Na próxima rodada, o Ipatinga vai enfrentar o Atlético Paranaense na Arena da Baixada, enquanto o Fluminense vai receber o Atlético Mineiro no Maracanã.
O jogo – Em situação complicada no Campeonato Brasileiro, Ipatinga e Fluminense começaram a partida de forma aberta, buscando oa ataque, apesar dos erros de passes que dificultavam a aarmação das jogadas. O Tricolor carioca marcava a saída de bola da equipe mineira que era obrigada a sair da defesa com chutões prejudicando os atacantes que tinham que dividir os lances com os zagueiros tricolores.
O Fluminense era um pouco melhor, mas insistia nos cruzamentos para Washington e Somália, o que facilitava o trabalho dos zagueiros e do goleiro Fred. Aos 13 minutos, Conca cobrou falta rasteira para a área e Somália, de letra, concluiu para fora.
O Tricolor carioca era bem melhor na partida, mas o time mineiro que se preocupava mais em defender do que atacar, acabou provocando um lance polêmico na área carioca aos 19 minutos quando Leandro Salino cruzou, Beto cabeceou e a bola bateu na mão de Roger. Para sorte do Fluminense, o árbitro entendeu o lance como involuntário. No minuto seguinte, Fernando Henrique apareceu bem em chute de Adeilson.
O Fluminense quase marcou aos 38 minutos, quando Henrique recuou de cabeça e a bola quase entra no canto. No lance seguinte, Romeu cruzou da direita e Washington cabeceou para grande defesa de Fred.
O momento era todo tricolor e o Fluminense acabou marcando aos 41 minutos. Somália invadiu a área e chutou cruzado. Fred deu rebote e Tartá, de fora da área, bateu com categoria. A bola desvia em Patrick e enganou o goleiro Fred.
O Ipatinga perdeu a chance de empatar aos 44 minutos quando Patrick ganhou de Roger e obrigou Fernando Henrique a praticar grande defesa. Depois, foi a vez de Somália receber de Washington e bater cruzado para nova defesa de Fred.
O Ipatinga voltou com Márcio Gabriel e Luiz Fernando, modificações que fizeram o time mineiro subir de produção e passar a pressionar o Fluminense em busca do gol de empate. E, aos sete minutos, a situação do Fluminense ficou mais complicada quando o volante Fabinho entrou com violência sobre Adeilson e foi expulso de campo. Renato Gaúcho foi obrigado a substituir Somália por Maurício para recompor o meio-campo e o time carioca recuou para tentar manter o resultado.
Apesar do domínio o Ipatinga não conseguia concluir. Só aos 18 minutos, Adeilson assustou Fernando Henrique com um chute forte que passou bem perto da trave. Aos 29, Márcio Gabriel colocou entre as pernas de Conca e arrematou cruzado mas Washington salvou para escanteio.
O técnico Renato Gaúcho decidiu promover a estréia do atacante Éverton Santos para dar mais fôlego ao ataque tricolor e tentar tirar o Tricolor do seu próprio campo. Mas a tentativa não deu certo porque aos 36 minutos, Adeilson recebeu dentro da área, evitou a marcação de Júnior César e bateu cruzado para decretar o empate.
Três minutos depois, o Ipatinga virou. Numa bola cruzada sobre a área, Fernando Henrique saiu mal e Kempes, de cabeça, colocou a bola nas redes, virando o placar. Nos instantes finais, o Fluminense só conseguiu chegar em chute violento de Conca mas foi o Ipatinga que desperdiçou a chance de marcar o terceiro.