PUBLICIDADE

Jornalista de MT acompanha na Argentina largada do 30º Rally Dakar

PUBLICIDADE

O jornalista Oliveira Júnior, editor chefe do site especializado Sportsmotor (parceiro de conteúdo de Só Notícias), embarca nessa quinta-feira (1) para Buenos Aires, onde vai acompanhar a largada da 30ª Edição do Rally Dakar.
Repórter da TV Record e editor de esportes do Jornal A Gazeta, Oliveira vai gravar entrevistas como os participantes da prova, que pela primeira vez será disputada na América do Sul, reunindo 800 veículos e 500 jornalistas de todo o mundo.

O material produzido na capital portenha resultará em um documentário em DVD e uma série de reportagens que serão exibidas na TV Record-Canal 10, a partir de fevereiro de 2009.

Oliveira é o único jornalista do Centro-Oeste credenciado pela ASO, para acompanhar o evento.

Patrocinam a cobertura as marcas TOYOTA, Orion, Via Láctea Veículos, Total, DPeças, Cervejaria Mama Gaya e Governo de Mato Grosso (Seel).

Confira abaixo a ficha dos brasileiros inscritos na prova.

José Hélio Gonçalves Rodrigues Filho, ou simplesmente o Zé Hélio, tem 29 anos e 18 anos de experiência no off-road. Tetracampeão do Rally dos Sertões, ele já fez 13 vezes o maior rali do país. Com participações no Rally da Tunísia e nas duas etapas do Dakar Series 2008, Zé foi campeão das categorias Prodution e da 450 em etapas do Rally Por Las Pampas, e agora o paulistano vai pela primeira vez ao Rally Dakar. Ele era um dos inscritos para a prova de 2008, cancelada pouco tempo antes do seu início.

Moto
Categoria: Extreme 450
Veículo: Honda
Combustível: Gasolina
Capacidade do tanque: 27L com opção para 35L
Suspensão: Showa
Potência: 450cc
Peso: 120 kg
Número na prova: 25

Rodolpho Mattheis tem 26 anos, é natural de Petrópolis (RJ) e compete profissionalmente nas motos há dois anos. Começou no cross-country ainda criança, mas disputando provas de mountain bike, que o levaram para os Estados Unidos por quatro anos. Esta será a primeira participação do piloto no Rally Dakar, já que, inscrito para o Dakar 2008, voltou ao Brasil sem participar da competição, que foi cancelada antes do seu início. Com três participações no Rally Por Las Pampas, que contempla parte do percurso do Dakar, ele segue tranqüilo para a maior competição de off-road do mundo.

Moto
Categoria: Maraton
Veículo: KTM 450
Combustível: Gasolina
Capacidade do tanque:35L
Potência: 450cc/ 45hp
Peso: 120kg
Número na prova: 39

Dimas Mattos tem 44 anos e é natural de Mogi das Cruzes (SP). Casado e pai de quatro filhos, o piloto vê no Dakar 2009 a chance de completar a tão sonhada prova, já que em 2007 ele participou da competição na África, mas um acidente o tirou da disputa. Empresário, dono da empresa Brasil Moto Tour e sócio da ASW, ele participa de competições há 26 anos, somando doze participações no Rally dos Sertões, uma participação no Rally do Egito e no Rally da Tunísia e acumula os títulos de tri-campeão paulista de enduro, campeão brasileiro de rali e campeão brasileiro de Baja.

Moto Categoria: Maraton
Veículo: KTM 690
Combustível: Gasolina
Capacidade do tanque: 36L
Suspensão: White Power
Potência: 80 cavalos
Peso: 175kg
Número na prova: 131

Carlos Ambrósio, piloto de 42 anos, natural de São Paulo, é casado e tem duas filhas. O piloto, que também é administrador, começou a competir em 1997, quando disputou seu primeiro Rally dos Sertões. Depois desse, foram mais nove Sertões, sendo que sua melhor colocação em 2006, quando conquistou o segundo lugar na categoria Production Aberta e sétimo lugar no ranking geral. Ambrósio também participou três vezes do Rally Por Las Pampas, etapa do mundial, e em duas delas conquistou o primeiro lugar na categoria até 450cc. Esta é a segunda vez que o piloto participa do Rally Dakar, a primeira foi em 2007.

Moto
Categoria: Super Production
Veículo: KTM 530 EXC
Combustível: Gasolina
Capacidade do tanque: 33 litros
Suspensão: Olhins
Potência: 530cc
Peso: 160 kg
Número na prova: 133

João Tagino tem 39 anos e nasceu no coração da Floresta Amazônica, na cidade de Seringal Rio Novo, em Rondônia. Pai de três filhas, o piloto é um dos nomes da nova geração do off-road. Acumula duas participações no Rally dos Sertões, no Rally Rota Maranhão, no Campeonato Brasileiro e é tricampeão do Rally Bolpebra (Bolívia-Peru-Brasil). Tagino é empresário, dono de uma adega em seu Estado, e fará seu primeiro Rally Dakar na categoria Super Production

Moto
Categoria: Super Production
Veículo: Honda CRF 450x
Combustível: Gasolina
Capacidade do tanque: 35L
Suspensão: Original
Potência: 50hp/ 450cc
Peso: 130 kg
Número na prova: 201

Carlo Collet tem 46 anos, pai de dois filhos, e é empresário do ramo de blindagem de carro. Pentacampeão do Rally dos Sertões na categoria quadriciclos, ele acumula também sete títulos do Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country, também nos quadriciclos. Porém seu começo no off-road há 20 anos foi na categoria Carros, onde Collet foi também sete vezes campeão brasileiro. Será o único representando brasileiro nos quadriciclos no Rally Dakar 2009.

Quadriciclo
Categoria: Quadri
Veículo: Can-An Rengate
Combustível: Gasolina
Capacidade do tanque: 55L
Suspensão: Elca
Potência: 800cc
Peso: 250kg
Número na prova: 274

Jean Azevedo, 33 anos, participará de sua 10ª edição do Dakar. Natural de São José dos Campos (SP), irmão de André Azevedo, no ano de 2009 irá competir nos Carros, na categoria T1.1 Gasolina, ao lado do navegador Youssef Haddad. O piloto estreou na competição em 1996, na categoria Motos e sagrou-se campeão no ano seguinte, na categoria Moto Production. O brasileiro irá encarar o desafio de ir para o Dakar com o carro com apenas um ano de experiência.

Youssef Haddad, 28 anos, tem experiência de sobra com veículos. Paulista, criado na cidade de Divinolândia (SP), este será o ano de estréia do jovem navegador no Dakar. A dupla foi formada em 2008 e sagrou-se campeã do Rally Cerapió, além de ter disputado o Brasileiro de Cross-country. Formado em Engenharia Mecânica, Youssef trabalhou em montadoras na área de veículos de competição e durante a faculdade realizou atividades extra-curriculares que auxiliaram na profissão. Aos 15 anos participou da primeira prova de off-road em provas de regularidade.

Carro
Categoria: T1.1
Veículo: Pajero Full Motor: Motor gasolina, 3.800cc, 6 cilindros em V, 24 válvulas, 280 HP, turbo intercooler, injeção
eletrônica Magneti Mareli; tração 4×4 permanente
Velocidade máxima: 185km/h
Tipo de câmbio: seqüencial de 6 marchas
Suspensão: independente nas quatro rodas
Dimensões: 4,350m (comprimento) x 1,973m (largura) x 1,90m (altura)
Combustível: gasolina
Capacidade do tanque: 480 litros
Potência: 280 cv – 43 kgf.m de torque
Peso: 1.825 kg (sem combustível)
Número na prova: 319

Reinaldo Varela nasceu em São Paulo e tem um currículo invejável de provas nacionais e internacionais. Em 2009, o piloto participa de seu terceiro Rally Dakar e conta com uma temporada de muitas vitórias em 2008. O piloto iniciou sua carreira em 1982 nas provas de regularidade e em 1990 participou da primeira competição internacional, em Montevidéu. Reinaldo, ao lado de Marcos Macedo, é o atual campeão do Rally dos Sertões na categoria Super Production e a melhor dupla brasileira classificada no geral da competição, na terceira colocação.

Marcos Macedo de 37 anos, nasceu em São Paulo e iniciou a carreira no off-road no início dos anos 90. A primeira prova que disputou foi no rali de regularidade e, em 2003, estreou no cross-country. Marcão, como é chamado, compete há três anos ao lado de Varela e fará seu estréia no Rally Dakar.

Carro
Categoria: T1.2
Veículo: Mitsubishi L200 RS
Motor: Motor diesel 2.4L, com 4 cilindros em linha, 8 válvulas, SOHC
Tipo de câmbio: Mecânica com cinco marchas
Suspensão: Independente com amortecedores hidráulicos reguláveis
Dimensões: 4,97m (comprimento) x 1,80m (largura) x 1,79m (altura)
Entre-eixos: 2,96m
Combustível: Diesel
Capacidade do tanque: 75 litros
Potência: 183 cv 40 kgf.m de torque
Peso: 1677 kg
Número na prova: 462

Guilherme Spinelli, 36 anos, vai pela primeira vez para o Rally Dakar e a bordo do carro que é cinco vezes consecutivas campeão da competição, um Mitsubishi Evolution. Aos 18 anos, Spinelli participou de seu primeiro rali de velocidade, e venceu. O piloto também é tetracampeão do Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country e bicampeão do Rally dos Sertões, além de diversos títulos no Mitsubishi Cup, Taça Brasil de Rali, Copa Baja e ralis de velocidade.

Marcelo Vívolo, 25 anos, também em sua primeira participação no Dakar, será o navegador do Evolution. Correndo com Spinelli desde 2003, Vívolo começou no off-road navegando para seu pai e também é bicampeão do Rally dos Sertões, além de quatro títulos brasileiros e diversas conquistas na Copa Baja e Taça Brasil de Rali.

Carro
Categoria: T1.2
Veículo: Mitsubishi Pajero Evolution
Motor: Mitsubishi V6 4.0L Gasolina, 300HP, torque de 42,5 kgf.m
Tipo de câmbio: 6 marchas sequencial
Suspensão: Independente com dois amortecedores, duas molas por roda e barra estabilizadora
Dimensões: 4,193m (comprimento) x 1,99m (largura) x 1,90m (altura)
Entre-eixos: 2,775m
Combustível: Gasolina
Capacidade do tanque: 500 litros
Potência: 300HP
Peso: 1.900 kg
Número na prova: 322

Paulo Pichini é vice-presidente de uma grande multinacional do ramo de tecnologia, mas desde 2003 participa de provas off-road. Em 2004, levou o título do Campeonato Paulista de Rali Cross-country na categoria Super Production. Já participou três vezes do Rally dos Sertões, além do Rally Piocerá. Estreando no Rally Dakar, Pichini correrá ao lado do experiente navegador Lourival Roldan.

Lourival Roldan, 50 anos, irá para a sua quinta participação como navegador no Dakar, ao lado do estreante Paulo Pichini. Casado, pai de duas filhas e natural de São Paulo, Lourival já correu a competição com Klever Kolberg e Riamburgo Ximenes. A primeira competição foi em 1985, no rali universitário e já foi campeão Paulista como piloto no rali de velocidade. Ele foi navegador de Reinaldo Varela e tornou-se campeão brasileiro na mesma modalidade. Em 2000, estreou como navegador no cross-country com Klever e também correu provas com Ingo Hoffman. Desde 2003, Lourival também atua na direção de provas do Mitsubishi Motorsport.

Carro
Categoria: T1.2
Veículo: Mitsubishi Pajero 3.2 (DiD)
Motor: 4cc
Velocidade máxima: 170km/h
Tipo de câmbio: manual em H, com 5 marchas
Suspensão: amortecedores Ohlins pressurizados (2 por roda)
Dimensões: (ficou de pegar e me mandar um e-mail)
Combustível: diesel
Capacidade do tanque: 350 litros
Potência: 240 cv
Peso: 2.500 quilos
Número na prova: 444

André Azevedo tem 49 anos e é natural de São José dos Campos (SP), casado e tem dois filhos. Engenheiro por formação, tem um currículo no off-road de dar inveja a muita gente. O piloto vai para sua 21ª participação do Rally Dakar e começou a competir em 1985, nas motos, onde conquistou o título na categoria Maratona no Dakar, em 1991. Chegou a ser navegador nos carros no Rally dos Sertões, quando conquistou dois títulos, e atualmente compete na categoria Caminhões, na qual acumula participações em diversos ralis, como o próprio Dakar, Sertões, Campeonato Paulista de Rally Cross-Country dentre outros.

Maykel Justo é navegador de André Azevedo desde 2005 e com ele irá novamente para o Rally Dakar. Aos 28 anos, ele completa seu 11º ano no off-road e já tem o título do Campeonato Paulista de Cross-Country, em 2006. Com eles Jaromir “Mira” Martinec será o segundo navegador do trio. Aos 34 anos, ele é nascido em Zabreh na Morave, República Tcheca.

Caminhão
Veículo: Tatra 815 Dakar Terrno
Potência: 750 HP de potência, turbo intercooler
Motor: Tatra refrigerado a ar, 19.000 cc, bi-turbo com intercooler
Câmbio: Tatra 18 marchas
Peso: 10,100 toneladas
Número na prova: 504

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...
PUBLICIDADE