Vinte e nove anos separavam o Joinville de uma vitória na Série A do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, finalmente caiu o incômodo jejum para os catarinenses. Jogando na Arena Joinville, o Tricolor venceu o Goiás por 2 a 1 de virada e chegou ao primeiro triunfo no Brasileirão.
De quebra, o JEC chega aos quatro pontos deixa a lanterna do campeonato, empurrando o Vasco para a última colocação. Já o Goiás continua com os mesmos nove pontos, beirando a zona da degola, em 14º.
Wesley abriu o placar para o clube esmeraldino aos 25 minutos do primeiro tempo. Porém, ainda na etapa inicial, o JEC conseguiu a virada com dois gols de Kempes. Com um a menos desde os 12 da etapa complementar, a equipe de Adilson Batista foi valente e conseguiu segurar a vantagem.
Na próxima rodada, os catarinenses terão pela frente o Atlético-MG em Belo Horizonte. Já o Verdão recebe o Fluminense no Serra Dourada.
O jogo – A torcida do JEC fez sua parte e lotou a Arena para ajudar a equipe a sair da situação incômoda que vive no Brasileirão. Franco-atirador, o Goiás aproveitava o desespero do adversário para sair nos contra-ataques, principalmente pelo frágil lado esquerdo da defesa tricolor.
Foi por aquele setor do campo que o Esmeraldino chegou às duas primeiras chances de gol da partida, aos 11 e aos 15, em um chute de Bruno Henrique que passou raspando a trave de Agenor e em uma cabeçada de Diogo Barbosa que foi para fora. Também por aquele lado, o time de Hélio dos Anjos chegou ao primeiro gol. Livre dentro da área, Wesley recebeu de Felipe Menezes após um contragolpe pela direita e bateu na saída de Agenor.
O gol tirou a paciência da torcida da casa, que passou a pressionar e vaiar alguns jogadores, principalmente o volante Anselmo e o atacante Tiago Luís. Dentro de campo, o time passou a adotar uma postura mais ofensiva, porém, continuava pecando na falta de capricho nas jogadas ofensivas.
Até que, aos 34, veio o alívio à equipe de Adilson Batista. Capricho não faltou para o atacante Kempes, que recebeu na esquerda da área, saiu com facilidade dos marcadores e bateu por entre as pernas do goleiro Renan, empatando o duelo.
Cinco minutos depois, o camisa 9 teve mais uma chance para colocar o Tricolor à frente do placar. Tiago Luís, com total liberdade, puxou contra-ataque pela direita e deixou-o na frente do gol. O atacante, no entanto, tentou cortar para a perna direita e acabou batendo fraco em cima de Renan, desperdiçando a chance.
Mas Kempes vivia um dia inspirado, e estava prestes a se redimir da chance perdida. Aos 45 minutos da primeira etapa, o centro-avante aproveitou cobrança de escanteio de Marcelinho Paraíba no primeiro pau e cabeceou firme para virar o jogo. Foi a primeira vez que o Joinville esteve à frente do placar neste Campeonato Brasileiro.
Para a segunda etapa, Adilson Batista decidiu adotar uma postura mais cautelosa, e promoveu a entrada do zagueiro Dankler no lugar do volante Augusto César, formando uma linha de três defensores para evitar as infiltrações especialmente de Bruno Henrique pela direita de ataque do Goiás. Aos 12 minutos, a situação do Tricolor começou a se complicar. O lateral esquerdo Diego pisou em Wesley no chão e foi expulso de campo, deixando o time da casa com um a menos.
Mesmo desfalcado, o time catarinense por pouco não matou a partida em dois lances. Primeiro, Kempes recebeu livre dentro da área e, assim como no primeiro tempo, quis cortar para o meio e perdeu a chance, sendo cortado pela defesa. Depois, Augusto César recebeu na esquerda e, ao invés de bater no gol, quis rolar para Kempes dentro da área. O atacante estava encurralado por defensores do Goiás e não conseguiu finalizar, caindo ao chão e pedindo pênalti.
Depois disso, a partida parecia ataque contra defesa. O Goiás encurralava o JEC em seu campo de defesa , tentando trocar passes rápidos, mas não tinha a mesma liberdade da primeira etapa. Mesmo com um a menos, a trinca de zagueiros reforçou e deixou sólida a retaguarda tricolor.
Apesar da pressão, o Goiás não conseguia criar grandes chances. A maior delas veio aos 35 minutos, quando Bruno Henrique fez boa jogada individual pela direita, cortou para o meio e bateu no gol. Agenor não conseguiu segurar e soltou no pé de Robert, que pegou mal e isolou.
Passado o susto, a torcida do JEC respiraria mais aliviada quando, aos 38, o Goiás também ficou com um a menos. O meia Diogo Barbosa recebeu o segundo cartão por reclamação e foi colocado para fora de campo, deixando as equipes iguais em número dentro de campo. Nem mesmo o cansaço explícito dos jogadores catarinenses dentro de campo foi suficiente para que o Goiás chegasse ao gol. Com muitos erros, o Esmeraldino não aproveitou a vantagem e pouco assustou o gol de Agenor.