Foram 9 dias de competições com a participação de mais de 4 mil atletas, em 17 modalidades esportivas. Assim, terminam nesse sábado em Cuiabá os 64º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). E o time de futsal feminino da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) surpreendeu ao assegurar a classificação para a final; isso porque a pré-temporada contou com poucos dias de treinamento.
A classificação para final veio na sexta-feira (11), num jogo dramático contra o time de Rondônia. As mato-grossense começaram perdendo e viraram a partida: 2 a 1. Depois do apito final as meninas vibraram muito pela vitória que, de quebra, garantiu Mato Grosso na segunda divisão do futsal feminino do JUBs, no ano que vem.
Depois que o jogo acabou o time fez um círculo no meio da quadra e permaneceu por lá durante uns 10 minutos. Ficaram tanto tempo que o árbitro foi obrigado a chamar a atenção da equipe para que ela saísse da quadra e assim fosse iniciada a outra partida da semifinal.
“É muita emoção. Essa conversa no meio da quadra foi uma espécie de desabafo por tudo que passamos para chegarmos até a final. Não foi fácil, pois tivemos apenas 10 dias de treino e jogamos com times experientes e muito bem preparados”, destacou o técnico da UFMT Eder Matos.
Ele acredita que o seu time chegou até a final por conta do padrão tático, “que já está na cabeça das meninas”, pois elas jogam juntas desde 2014. “Os 10 dias treino serviu mais para relembrar esse padrão tático. Além do mais, temos ótimos valores individuais na equipe”, ressaltou o professor.
As meninas da UFMT esperam suas adversárias no confronto entre os estados do Amazonas e o Pará. “O que vier agora vai ser pedreira. São dois times fortíssimos, de alto nível técnico, principalmente a equipe do Amazonas”, analisou o técnico Eder Matos.