PUBLICIDADE

Jogos Escolares mobilizaram cerca de 10 mil estudantes em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Os Jogos Escolares da Juventude mais uma vez foram realizados com sucesso em Mato Grosso. A competição ocorreu em etapas regionais e nacionais durante abril, agosto, setembro e novembro. No Estado, a competição mobilizou cerca de dez mil estudantes de 123 municípios mato-grossenses.

As dez etapas regionais dos jogos reuniram 9.875 estudantes/atletas, de 12 a 17 anos, que competiram em modalidades como: handebol, basquete, vôlei, futsal e atletismo. Esses jovens vieram de 301 escolas do estado, entre estaduais, municipais, federais e particulares.  As etapas regionais foram acompanhadas por cerca de 80 mil expectadores.

A fase regional serviu para classificar os atletas e as equipes de Mato Grosso para etapa nacional dos jogos escolares, que ocorreu em João Pessoa (PB), entre os meses de setembro o novembro.  O governo de Mato Grosso custeou as passagens áreas (ida e volta) de toda a delegação, que contou com 170 atletas.

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, destacou que as delegações de Mato Grosso tiveram um excelente desempenho nos jogos disputados na capital paraibana. Na categoria B (estudantes de 12 a 14 anos), os mato-grossenses conquistaram 23 medalhas ao todo, sendo 11 ouros, seis pratas e seis medalhas de bronze. Mato Grosso se destacou principalmente nas provas de atletismo ao faturar 12 medalhas, sendo oito de ouros, duas pratas e dois bronzes. Essa competição ocorreu no mês de setembro.

Dois meses depois, em novembro, ocorreu a segunda fase nacional dos jogos que envolveram estudantes de 15 a 17 anos (categoria A). A garotada também fez bonito ao conquistar 21 medalhas durante a competição. Mais uma vez o grande destaque foi o atletismo que faturou 13 medalhas para Mato Grosso.

Ao avaliar os resultados dos atletas nas etapas nacionais dos jogos, o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Sinohara, disse que o bom desempenho se deve a um conjunto de fatores. “Primeiro, ao trabalho de base que é feito pelos professores desses jovens, em cidades como Sorriso, Barra do Garças e Pontes e Lacerda. Segundo fator se deve a série de competições locais que mantém os atletas em alto nível e constante atividade, como, por exemplo, as etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude realizadas pelo Governo do Estado”, observou Sinohara.

O coordenador de Esportes Educacionais, Manoel Fonseca, acrescenta que no atletismo existe um “trabalho de unidade” entre os técnicos e que esse entendimento foi estabelecido pelo atual presidente da Federação Mato-grossense de Atletismo, Francisco Antônio da Silva, o ‘Chiquinho’. “Foi ele que colocou na cabeça do pessoal que era importante se unir para fazer o atletismo de Mato Grosso crescer. E hoje nós estamos colhendo excelentes resultados na modalidade”, destacou Fonseca que é o chefe da delegação de Mato Grosso nos Jogos Escolares.

Os jogos nacionais é uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Já no contexto local, o Governo de Mato Grosso realiza, todos os anos, as etapas regionais da competição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

União entra na terceira semana de treinamentos para estreia no Mato-grossense

O União de Rondonópolis entrará na sua terceira semana...

Piloto mato-grossense conquista título Sprint da Turismo Nacional

Piloto de Cuiabá, Ernani Kuhn, conquistou o título Sprint...

Evento com lutas de MMA, muay thai e boxe será neste sábado em Sinop

O evento Rota de Colisão ‘Buscando Talentos’ acontece em...

CBF divulga ranking nacional de clubes com cinco de Mato Grosso entre os 200

A Diretoria de Competições da CBF divulgou, ontem, o...
PUBLICIDADE