O piloto Gilmar Flores, o Joaninha, permanece até amanhã em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde se apresentará na décima edição do International Moto Road. Hoje, a partir das 18h, o mato-grossense deve comandar o show, com suas manobras ousadas, incluindo o back flipp, quando executa uma volta em torno de si, após saltar.
Amanhã, a partir das 17h, ele fará sua última participação no evento, um dos maiores da América do Sul. Ontem ele também se apresentou. Joaninha é atualmente um dos pilotos de maior destaque do país, e vem recebendo reconhecimento internacional. No México, em março, ele representou o Brasil no X-Fighters, onde estiveram os melhores da modalidade do mundo.
O freestyle é um verdadeiro show aéreo de motos e motociclistas. Muitas vezes, o piloto/atleta fica completamente sem contato físico com a máquina em saltos de muitos metros de altura. O estilo geralmente mescla etapas de saltos e manobras sobre carros, saltos surpresa, desafio com os convidados (público, jornalistas e até mesmo com autoridades) e sempre um salto mais arriscado e de maior grau de dificuldade no final.
Joaninha ingressou no esporte no interior de Mato Grosso. Já representou Santa Carmem no estadual de motocross, categoria graduadas. Ainda no município, Joaninha realizou primeiro salto em uma rampa de madeira com recepção de terra, seguido de seu primeiro show de free style.