O Internacional superou os desfalques e o bom retrospecto do Fortaleza em casa para vencer por 2 a 1, nesta quarta-feira, no estádio do Castelão. Com o resultado, a equipe gaúcha manteve a liderança do Campeonato Brasileiro, que conquistou na última rodada.
A última derrota do Fortaleza no Castelão havia sido no dia 20 de julho, quando foi goleada por 4 a 1 para o Atlético-MG.
O Inter chegou aos 50 pontos e não pode ser ultrapassado por Corinthians e Fluminense, seus adversários mais próximos na tabela, ainda nesta rodada.
O técnico Muricy Ramalho surpreendeu. Entrou no 4-4-2, e com uma escalação inesperada. Promoveu a estréia do zagueiro Ediglê, adiantou Edinho para marcar no meio-campo e colocou Márcio Mossoró desde o início.
Com jogadores habilidosos no meio de campo, o Inter dominou o setor. Rentería e Sóbis recuavam para a tabela; Ricardinho tramava com Jorge Wagner, e, para desnortear o lateral-direito Chiquinho, o meia Mossoró também caía para o lado esquerdo.
Desde o início, o Inter levou perigo. E, aos 16min, abriu o placar: Ricardinho driblou da esquerda para o meio e, do risco frontal da grande área, chutou rasteiro no canto esquerdo.
O gol perturbou o Fortaleza. Rentería perdeu gols aos 23min e 24min, depois de envolver a zaga. Aos 27min, porém, veio o segundo. O sempre habilidoso Ricardinho roubou a bola de Erandir e serviu Rafael Sóbis, que chutou no canto direito. Inter 2 a 0.
Só no fim do primeiro tempo, o Fortaleza reagiu, com chutes fortes de Chiquinho. Clemer fez duas difíceis defesas.
O Fortaleza voltou com Dude e Guaru nos lugares de Hernani e Mazinho Lima. A equipe da casa partiu para a pressão total. Encurralou o Inter, rodando a bola com consciência e acertando os passes ¿ o que não acontecera no primeiro tempo.
Aos 9min, num cruzamento da direita, Lúcio pegou de voleio. Ao Inter, restavam um que outro contragolpe e chutões para afastar a bola de perto da área.
Aos 17min, numa seqüência de chutes, Ediglê tirou com o peito na risca do gol.
Edmilson, que substituíra o extenuado Gavilan no intervalo, não conseguiu se encontrar no meio-campo. Muricy trocou o meia Márcio Mossoró pelo zagueiro Bolívar e voltou ao 3-5-2.
Depois, com a lesão de Ediglê, aos 27min, recuou Edinho e melhorou seu meio-campo com Wellington. Aos 33min, Rafael Sobis escapou e, quando ia marcar, Alan salvou por trás.
Mas o domínio geral continuou com o Fortaleza. Aos 37min, Marcos Denner perdeu o gol ao cabecear para fora na pequena área. O sufoco continuou até o fim, mas já sem situações de go