O estudo aprofundado do adversário poderia ter valido um resultado bem melhor para o Internacional no primeiro jogo das quartas-de-final da Copa Libertadores da América. Nesta quarta-feira, a equipe brasileira saiu na frente, tomou a virada e deixou a cidade de Quito, no Equador, com uma derrota por 2 a 1 frente à Liga Deportiva Universitaria.
Antes do jogo, a comissão técnica do Inter repassara aos jogadores os pontos fracos e fortes da LDU. O goleiro Mora era a principal deficiência, mas quem se mostrou mais insegurou foi Marcelo, que substituiu o contundido Clemer.
O resultado é negativo, porém mantém o time gaúcho com boas chances de classificação. Na volta, uma simples vitória por 1 a 0 ou por qualquer placar acima de dois gols de difrença dará a vaga ao Colorado. Um novo 2 a 1 levará a decisão para os pênaltis, enquanto um 3 a 2 ou 4 a 3 e assim por diante garante a festa da LDU.
Deste confronto sai o desafiante do vencedor de Libertad x River Plate. Agora, a Copa Libertadores é interrompida em virtude da Copa do Mundo e o segundo confronto das quartas-de-final só será disputado no dia 18 de julho, uma quarta-feira, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Antes de a partida começar, a chuva começou a cair no estádio Casa Blanca e ajudou o confronto a ficar morno nos minutos iniciais. O Inter parecia ter entrado em campo esperando os já conhecidos e estudados chuveirinhos do time equatoriano, mas a LDU preferiu tocar a bola e arrematar de fora da área. Com isso, não criou perigo.
Sem perder a tranqüilidade, os visitantes roubaram muitas bolas na defesa, porém, constantemente, erraram passes nos contra-ataques. Isolado na frente, o atacante Fernandão perdeu algumas bolas ao tentar dominá-las e o Inter também quase não finalizou. Quase.
Quando já conservava um empate bastante favorável, o time gaúcho partiu em ataque pela direita, Alex ficou com a bola na entrada da área e encontrou Jorge Wagner pela esquerda. O ala recebeu o passe e acertou um tiro forte, preciso e rasteiro de perna esquerda no canto da meta de Mora. Um a zero.
Depois do gol, os donos da casa ficaram ainda mais frágeis na defesa e o time brasileiro quase chegou ao segundo gol. A LDU balançou as redes aos 31 minutos, mas o gol foi anulado. Urrutia cabeceou para dentro do gol de Marcelo e o assistente apontou posição ilegal do jogador.
No segundo tempo, o time equatoriano melhorou e conseguiu o empate. Delgado, que aos sete minutos errou cabeçada na cara do gol de Marcelo, se redimiu aos 12. O lateral-direito Reasco avançou pela direita e chutou forte de bico da direita. Marcelo defendeu, mas jogou a bola para o miolo da área, onde Delgado aproveitou e conferiu.
Após alcançar a igualdade, os donos da casa foram só pressão. Inseguro nas saídas de bola, Marcelo viu sua equipe recuar demais e entregar a virada aos 39 minutos. Livre pelo lado direito da área, Reasco recebeu cruzamento e cabeceou de primeira para dentro da área. Desmarcado, Graziani marcou tocando na bola com o peito.