A Conmebol divulgou nesta terça em seu site oficial o novo ranking sul-americano de clubes. Atual campeão da Copa Libertadores, apesar de estar fora da briga pelo tricampeonato, o Inter é o segundo colocado, com 529.66 pontos. Só perde para os equatorianos da LDU, que possuem 538.23 . O terceiro colocado é o Estudiantes, que tem 472.66, atrás dos argentinos está o Cruzeiro, o segundo melhor brasileiro, com 304.2. Os demais representantes do país entre os 20 primeiros colocados são São Paulo (sétimo com 230.9), Fluminense (nono com 213.34), Grêmio (13º com 192.48) e Santos (14º com 186).
A lista foi reformulada, e agora é realizada por uma empresa contratada pela Conmebol. Em reportagem promovendo a nova lista, a entidade aponta Inter, LDU e Estudiantes como "as três equipes de maior relevância regional nos últimos anos". "Os três, de 2007 até agora, conquistaram nove títulos internacionais", ressalta a entidade.O ranking leva em conta somente a participação de clubes nos torneios oficiais da Conmebol – Libertadores, Sul-Americana, Recopa e Copa Suruga Bank – e no Mundial de Clubes. Na lista, é possível ver quantos pontos cada competição rendeu ao clube. A pontuação de cada uma delas é proporcional à sua importância conforme os critérios da entidade.
A atualização é semanal. A próxima será às 12h (horário de Brasília) de segunda-feira, dia 23. O importante para um clube pontuar não é o número de vitórias, mas sim o fato de avançar as fases dos certames, o que indica que o Colorado corre o risco de perder pontos nas próximas semanas. Conquistas antigas também contam, mas valem menos. Em caso de igualdade, o desempate será feito com base nos critérios de temporadas anteriores.