O Internacional divulgou neste domingo os 24 jogadores convocados para defender o Colorado no Torneio de Dubai, que será disputado nos primeiros dias de janeiro. O técnico Abel Braga, no entanto, quase teve uma baixa de última hora no treino que encerrou as atividades em 2007: o volante Edinho, que se chocou com Maycon e sentiu pancada no tornozelo.
Contudo, a lesão de Edinho foi minimizada momentos depois, já que foi constatada apenas uma torção. Com isso, o volante, que deve celebrar a passagem de ano com o local imobilizado, terá de fazer tratamento à base de gelo e antiinflamatório. Condições que não diminuem o alívio do jogador com o diagnótisco.
“Senti uma dor muito forte, achei que tinha quebrado. O lance foi muito rápido. Mas foi um lance normal, não passou de um susto”, comemorou Edinho, que treinou durante toda a semana entre os titulares ao lado de Magrão, Guiñazu e Alex no meio-campo.
A liberação de Edinho para a viagem foi vista com bons olhos até mesmo pelo outro participante do choque. Maycon, que substituiu o volante no restante do treinamento, também exaltou a melhora do colega. “Pensei no pior. Ele podia ter se machucado no último dia de treino”, relembra.
Além dos dois volantes, o time que deve entrar em campo na estréia no dia 5 de janeiro, contra o Stuttgart, não deve ter grandes surpresas. A provável escalação será Renan, Wellington Monteiro, Índio, Orozco e Marcão; Edinho, Magrão, Guiñazu e Alex; Fernandão e Nilmar.
O destaque da lista anunciada por Abel Braga, contudo, é o grande número de atletas que podem atuar em mais de uma posição. A carência na lateral-direita, por exemplo, deve ser suprida pelo volante Wellington Monteiro, já que nenhum dos “mais experientes” entre os relacionados é especialista no posto.
Outro setor que deve contar com improvisados é o de criação das jogadas. Apenas Alex, que também joga na ala esquerda, tem características de armador. A opção de Abel Braga, caso o meio-campista tenha de sair de campo, deve ser pela entrada de um dos seis atacantes para que Fernandão ou até mesmo Iarley seja recuado.
Da lista, vale comentar também sobre a presença de alguns garotos. O goleiro Muriel, os zagueiros Danny Morais e Titi, os laterais Ramon e Jonas e o atacante Guto seguem para a Ásia, indicando que devem receber mais chances entre os profissionais em 2008.
A delegação colorada, formada por 42 componentes, viaja para os Emirados Árabes em duas etapas. As saídas de Porto Alegre estão marcadas para as madrugadas de quarta-feira e quinta-feira.
No Torneio de Dubai, caso vença o Stuttgart, o Inter encara o vencedor do duelo entre Ajax e Inter de Milão no dia 7 de janeiro. Se os gaúchos forem derrotados pelos alemães, disputam o terceiro lugar também no dia 7 com o perdedor do confronto entre italianos e holandeses.
Entretanto, Abel Braga já avisou que os resultados na competição não valerão como avaliação, já que a disputa em Dubai é vista apenas como parte da pré-temporada.
Antes de voltar ao Brasil, o Internacional ainda fará um amistoso em 12 de janeiro contra o Al-Jazira, em Abu Dhabi, também nos Emirados Árabes.
Confira abaixo os convocados do Inter para o Torneio de Dubai:
Goleiros: Clemer, Renan e Muriel
Defensores: Índio, Orozco, Marcão, Danny Morais, Sidnei, Titi, Ramon e Jonas
Meio-campistas: Magrão, Edinho, Maycon, Guiñazu, Wellington Monteiro, Roger e Alex
Atacantes: Fernandão, Nilmar, Iarley, Gil, Guto e Adriano