Às vésperas de disputar a partida mais importante de sua história, o Internacional trabalha duro e se prepara para toda e qualquer situação que possa definir o destino do troféu de campeão do mundo. Por isso, mesmo acreditando na possibilidade de vencer o Barcelona pela primeira vez no tempo regulamentar (tem duas derrotas e dois empates), o Colorado dedicou boa parte do seu último treinamento às cobranças de penalidades máximas.
Pela escolha de Abel Braga, os cinco primeiros eleitos para defender a honra colorada caso a partida termine empatada nos 90 minutos regulamentares e nos 30 da prorrogação serão Alex, Iarley, Fernandão, Alexandre Pato e Fabiano Eller. Os três primeiros converteram todas as suas cobranças, enquanto Pato desperdiçou uma e Fabiano Eller balançou as redes em duas das três tentativas.
Se os atacantes afinaram a pontaria, Clemer, que poderá ter a ingrata missão de encarar Ronaldinho Gaúcho, Deco e outras feras no ‘mano a mano’, admitiu estar rezando para que o jogo se defina com a bola rolando. ‘Nosso sonho é vencer por 1 a 0 e ser campeão e, para isso, vou procurar fazer o melhor nos 90 minutos. Não quero nem saber de decisão por pênaltis’, sintetizou o goleiro, à Rádio Gaúcha, avisando que não se imagina como o grande herói do Mundial.