Além do Internacional, outros três times já estão garantido nas fases decisivas do Gauchão. Os resultados desta quinta-feira carimbaram de forma matemática a passagem de Grêmio, Caxias e Novo Hamburgo, todos integrantes do Grupo B, à próxima fase do estadual.
Jogando no Centenário, o Caxias derrotou o São Paulo-RS por 2 a 0, gols de Karl e Baiano. O resultado assegurou a vaga da equipe grená à próxima fase e também a do Grêmio, já que o São Paulo-RS, que tem 11 pontos, não pode mais ultrapassar o Tricolor, quem tem 22. O Caxias é o vice-líder da chave, com 20. Já o Novo Hamburgo também foi a 20 e garantiu sua vaga ao derrotar em casa o desesperado Pelotas, de virada, por 3 a 1.
Pelo Grupo A, o Brasil de Pelotas complicou a situação do Juventude. Jogando em casa, a equipe xavante bateu o time de Caxias do Sul por 2 a 0, gols de Leandro Melo e Nena. Com 22 pontos, o Brasil é o vice-líder do Grupo A e está praticamente classificado. Já o Juventude, com 13, é o 7º colocado, e está três pontos atrás do Lajeadense, último integrante da zona de classificação, faltando três rodadas para o final.