As boas fases de Internacional e São Paulo irão se encontrar nesta quarta-feira, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partir das 21h50 (horário de Brasília), os dois times medem o poderio de suas ascensões, em confronto que acontece no estádio do Beira-Rio e que pode colocar o vencedor da partida mais próximo das primeiras colocações.
O São Paulo é o atual quinto colocado com 23 pontos. O time chegou a freqüentar a zona de rebaixamento nas primeiras rodadas, despencando até mesmo à 18ª posição. No entanto, nas três últimas partidas (contra Palmeiras, Vitória e Botafogo), o Tricolor emendou três sucessos e chegou a seu melhor posto ao longo de todo o Brasileirão.
No quesito reação, porém, o Inter não fica atrás. Depois de despencar para o 17º lugar na quinta rodada, quando perdeu da Portuguesa, o Colorado começou a somar pontos. Tanto que, hoje, passadas oito partidas, os gaúchos já chegaram à sétima colocação, com 19 pontos – oito deles nos quatro últimos compromissos.
Os dois times desenvolveram uma rivalidade crescente nos últimos anos, graças à final da Copa Libertadores de 2006 – os paulistas, então campeões, perderam dos gaúchos. Por isso, os são-paulinos sabem que devem enfrentar um Beira-Rio abarrotado, assim como já enfrentaram no segundo jogo das finais da Libertadores daquele ano.
“É uma torcida que empurra o tempo todo, apaixonada pelo clube. De uns cinco anos pra cá, o Inter se recuperou muito. Estavam desacreditados no Sul, e hoje são uma potência. É muito legal ver como eles torcem. As pessoas acompanham o clube no dia-a-dia”, diz o técnico Muricy Ramalho.
Nos donos da casa, o técnico Tite tem boas novas para a partida. Ausentes no empate por 1 a 1 com o Náutico no domingo, o lateral-direito Ricardo Lopes, o volante Edinho e o meia Alex retornam ao time titular. Em compensação, o lateral-esquerdo Marcão e o volante Magrão cumprem suspensão. Além disso, o goleiro Renan serve à seleção olímpica do técnico Dunga e não entra em campo no Beira-Rio.
Desta forma, o veterano Clemer retorna ao gol, enquanto Jonas cede o lugar para Ricardo Lopes – Ramón é o principal candidato à lateral esquerda. Edinho entra no lugar de Magrão, deixando apenas uma dúvida: se o jovem Taison der lugar a Alex, o camisa dez passa atuar como meia. Se Walter deixar o time, o meia deve atuar mais próximo de Nilmar.
O São Paulo, por sua vez, é só indefinição para a partida no Sul. O técnico Muricy Ramalho não conta com seus zagueiros titulares, Miranda e Alex Silva, com o volante Hernanes e com o atacante Borges. Miranda e Borges estão machucados, enquanto os outros dois estão a serviço da seleção olímpica.
Para suprir as ausências, Muricy tem inúmeras dúvidas. Juninho e André Luis são titulares na zaga, e a defesa deve atuar com um terceiro zagueiro – no caso, Zé Luis atuaria improvisado no setor. Assim, os laterais Joilson e Cazumba entrariam no meio-campo como alas. Hugo, Richarlyson e Jorge Wagner completariam a linha.
No ataque, Dagoberto é presença certa, possivelmente ao lado de Éder Luis. No entanto, não está descartada a entrada de Aloísio ao lado do camisa 11, em busca de um elemento de área mais forte para a bola aérea. O treinador ainda conta com opções como Eder, Jancarlos e Jean, e dá poucas pistas sobre o time que vai a campo.