PUBLICIDADE

Independiente e Grêmio começam a decidir esta noite o título da Recopa

PUBLICIDADE

O estádio Libertadores da América, em Avellaneda, vai receber nessa quarta-feira o primeiro duelo entre o atual campeão da competição que dá nome ao palco argentino, o Grêmio, e o atual campeão da Copa Sul-Americana, os donos da casa, o Independiente. O confronto marcado para começar às 21 horas tem a sua volta agendada para o dia 21, em Porto Alegre, quando será definido quem ficará com a taça da Recopa Sul-Americana de 2018.

Apesar do momento mágico vivido pelas duas equipes há poucos meses e a memória ainda recente de esquadrões vitoriosos, a expectativa para esse encontro revela muito mais curiosidade pelo o que podem apresentar os dois times do que expectativa para um grande clássico sul-americano.

Isso porque tanto Grêmio quanto Independiente estão em fase de restruturação, tentando se reinventar entre saídas e chegadas de jogadores. A parte física dos atletas, longe do ideal, também preocupa. Até por isso, nem Renato Gaúcho nem Ariel Holan devem promover grandes surpresas. É hora de apostar na base que restou dos times campeões em 2017.

O Tricolor Gaúcho retardou o início da temporada de seus principais jogadores devido a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro. Muitas promessas das categorias de base têm levado a equipe no Estadual e isso explica a antepenúltima colocação do clube na tabela de classificação, com apenas quatro pontos em seis jogos.

Edílson, Fernandinho e Barrios, titulares ano passado, já foram embora. Ramiro está suspenso e Madson e Arthur machucados. Com isso, peças experientes, como Cortez, Léo Moura, Maicon e Cícero devem iniciar a partida na Argentina.

Do outro lado a situação é semelhante. O jovem meia Ezequiel Barco, grande destaque do Independiente campeão da Copa Sul-Americana, foi vendido ao Atlanta United, dos Estados Unidos. O lateral esquerdo Nico Tagliafico, capitão e referência daquele elenco, agora defende os holandeses do Ajax. Chegaram Menéndez e Gaibor.

Fora a corrida contra o tempo para armar um time que tenha condições de encarar o Grêmio nessa final de Recopa Sul-Americana, os problemas extra-campo no clube argentino aumentam a cada dia e deixam o conturbado.

O presidente do Independiente, Hugo Moyano, está sendo investigado por lavagem de dinheiro e tem mantido forte embate contra o presidente do país, Maurício Macri, que também é ex-dirigente do Boca Juniors. Como representante maior do sindicato dos caminhoneiros, Hugo Moyano está organizando uma greve da categoria dia 22.

Além disso, vale lembrar que o técnico Ariel Holan sofreu uma tentativa de extorsão do líder da própria torcida do Independiente no fim do ano passado. Pablo “Bebote” Álvarez foi preso e alega ter agido sob ordem de Moyano. Noray Nakis, que era vice-presidente do clube, também está preso. Ariel Holan chegou a pedir demissão, mas topou continuar no cargo sob proteção policial e da justiça.

Ou seja, problemas não faltam para Grêmio e Independente nesse momento, mas tudo isso terá de ser deixado de lado a partir das 22 horas dessa quarta-feira, quando a bola começa a rolar em Avellaneda. Afinal, aqueles que só vivem da paixão só pensam em conquistar mais um título internacional para, quem sabe, dar início a uma nova temporada de boas lembranças.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...
PUBLICIDADE