Representante de Mato Grosso neste ano na Taça Brasil de Futsal, o Independente de Lucas do Rio Verde entra novamente na briga pela vaga para participar da competição no ano que vem. É uma das equipes confirmadas e que disputa a Copa Gazeta, cuja fase eliminatória começa no dia 03 de setembro. O campeão garante vaga na taça e o vice na Liga Centro-Oeste – duas competições homologadas pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).
Segundo o presidente Cláudio Martinelli, o grupo ainda será confirmado e deve se formado inicialmente por jogadores do próprio Estado. Se passar para a próxima fase, terá reforços. Este ano, o Independente disputou a Taça Brasil de futsal sob comando foi do técnico Jorge Lickmayer. A diretoria ainda não anunciou quem será o técnico.
Hoje à tarde, os dirigentes participam do congresso em Cuiabá, onde devem discutir a fórmula de disputa e sorteados os grupos regionalizados para a primeira fase.
A intenção da Federação Mato-grossense da modalidade é que haja pelo menos cinco. “A Copa é o único torneio oficializado pela Confederação Brasileira, que vai indicar os melhores times para as competições nacionais do próximo ano”, atestou o presidente da federação, Francisco Xavier da Cunha, ao jornal A Gazeta.
Querência, Nova Xavantina, Primavera do Leste, Matupá, Nova Olímpia, Marcelândia, Nova Ubiratan, Nova Mutum, Juara, Tangará da Serra, Poconé, Araputanga, Campo Novo do Parecis, Sorriso, Sinop, Juína, Rondonópolis, Livramento e Campo Verde também confirmaram presença. Equipes de municípios de Indiavaí, Cáceres, Sapezal e Mirassol do Oeste, podem acertar as últimas vagas ainda hoje. É que em alguns casos, os próprios prefeitos entraram em contato com a federação, pedindo a inclusão dos times.
Além dos times do interior, a capital, que mantém uma grande tradição no esporte, com a maioria dos títulos estaduais conquistados, deverá ter pelo menos três times. “Além do campeão do Metropolitano, vamos fazer uma seletiva da capital para abrir mais vagas”, concluiu Xavier.