PUBLICIDADE

Hamilton passa no fim e quebra domínio de Vettel no GP da China

PUBLICIDADE

O britânico Lewis Hamilton quebrou no Grande Prêmio da China o domínio do alemão Sebastian Vettel na temporada da F-1, neste domigo. O piloto da McLaren manteve-se durante toda a prova entre os primeiros colocados e ultrapassou seu rival da Red Bull para assumir a ponta quando faltavam apenas quatro voltas para o fim da prova.

A terceira colocação ficou com o australiano Mark Webber, que fez grande corrida de recuperação após largar na 18ª posição, logo à frente do britânico Jenson Button. Nico Rosberg, da Mercedes, e Felipe Massa, da Ferrari, completaram a lista dos seis primeiros. O brasileiro mais uma vez superou seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, que ficou em sétimo.

Já Rubens Barrichello realizou corrida discreta, ficando com a 13ª colocação.

A liderança do Mundial de F-1 segue nas mãos de Vettel, que soma 68 pontos ganhos após três etapas disputadas. A segunda posição é de Hamilton, com 47 pontos. O brasileiro Felipe Massa é o sexto, com 24 pontos.

A prova – Logo na largada da prova, Button fez bom uso de seu motor McLaren e pulou para a primeira colocação. Seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton também conseguiu superar o alemão Sebastian Vettel e assumiu a segunda colocação.

Ainda na primeira parte da corrida, Vettel retomou as posições que perdeu na largada. Após ultrapassar Hamilton com o uso da asa móvel, o alemão foi para os boxes ao mesmo tempo que Button, na 15ª volta, e contou com um erro do inglês, que tentou parar no espaço da equipe Red Bull antes de achar os mecânicos da McLaren, para se recuperar na prova.

Nico Rosberg, da Mercedes, foi quem se deu melhor após a primeira parada nos boxes. Ele realizou a troca de pneus antes de seus principais concorrentes e teve a seu favor o bom trabalho da equipe para assumir a liderança, logo à frente de Vettel.

Massa mostrou bom ritmo de prova desde o início. Após ultrapassar Alonso na largada, ele superou Hamilton na pista. Quando os dois foram para os boxes, a Ferrari fez bom trabalho, permitindo que o brasileiro retornasse à frente do inglês, na terceira colocação.

Enquanto a maioria dos pilotos realizou a segunda parada nos boxes por volta da 25ª volta, Vettel e Massa permaneceram na pista, optando por uma estratégia de apenas dois pits stops. Quando o alemão parou para a troca de pneus, na 32ª volta, o brasileiro assumiu a ponta da prova. Ele perdeu a primeira colocação quando foi aos boxes, na 34ª volta.

A tática de Vettel deu certo. Com pneus duros, o alemão seguiu marcando voltas rápidas e retomou a liderança depois que seus adversários realizaram o terceiro pit stop. Massa adotou a mesma estratégia e foi para a segunda posição.

Quando os pneus de Vettel e Massa começaram a se degradar, Hamilton aproximou-se dos dois ponteiros e não teve trabalho para superar o brasileiro na 45ª volta. O piloto da McLaren partiu para cima do alemão, e conseguiu a ultrapassagem quando faltavam apenas quatro voltas para o fim da corrida.

Vettel ainda tentou recuperar sua posição, mas encontrou dificuldades por conta da má condição de seus pneus e teve que se conformar com a segunda colocação.

Confira o resultado do Grande Prêmio da China de Fórmula 1:
1° Lewis Hamilton (ING/McLaren), 56 voltas
2° Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
3° Mark Webber (AUS/Red Bull)
4° Jenson Button (ING/McLaren)
5° Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
6° Felipe Massa (BRA/Ferrari)
7° Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
8° Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
9° Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault)
10° Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
11° Paul di Resta (ESC/Force India)
12° Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault)
13° Rubens Barrichello (BRA/Williams)
14° Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
15° Adrian Sutil (ALE/Force India)
16° Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
17° Sergio Pérez (MEX/Sauber)
18° Pastor Maldonado (VEN/Williams)
19° Jarno Trulli (ITA/Lotus)
20° Jérome D"Ambrosio (BEL/Virgin)
21° Timo Glock (ALE/Virgin)
22° Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania)
23° Narain Karthikeyan (IND/Hispania)

Não completou:
24° Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE