Lewis Hamilton foi recompensado após liderar boa parte dos treinos livres e classificatórios do Grande Prêmio de Abu Dhabi. Neste domingo, logo na largada da corrida, o inglês viu o rival Sebastian Vettel furar o pneu traseiro logo na primeira curva e abandonar. Com ninguém a sua frente, o piloto da McLaren só aumentou sua distância para os adversários e foi o primeiro da prova nos Emirados Árabes, a sua terceira vitória no ano.
O segundo colocado foi o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Seu companheiro de time, o brasileiro Felipe Massa, protagonizou boas brigas com o australiano Mark Webber, da Red Bull e o inglês Jenson Button, da McLaren. Depois de chegar a ficar na terceira posição, no entanto, terminou na quinta colocação após um erro em uma curva, com apenas cinco voltas para o fim, e viu o britânico conquistar a vaga no pódio.
Rubens Barrichello, que largou em último, fez grande corrida e, melhor a cada giro com seu novo motor – o nono utilizado neste ano, escolhido momentos antes da prova -, conseguiu chegar na 12ª posição. Era a sua pior largada na carreira, em 24º.
Logo na largada, Vettel, primeiro colocado, furou o pneu de sua Red Bull e precisou completar a primeira volta desta forma, danificando toda a suspensão de seu carro. Os mecânicos do time chegaram a analisar a situação do bólido, mas não havia como retornar. Pela primeira vez no ano, o atual bicampeão abandonou uma prova e não pontuou.
O brasileiro Bruno Senna adotou uma tática diferente para a etapa de hoje, na qual ele trocava seus pneus logo nos primeiros giros. No entanto, ele manteve-se nas últimas colocações e terminou em 16º.
Alonso chegou a liderar com 20 segundos de diferença para Hamilton, mas precisava aumentar sua vantagem para fazer sua última parada. Entretanto, não foi suficiente para que, na saída dos boxes, ele visse a McLaren do inglês já alguns segundos à frente, cenário que foi mantido até o fim da prova.
Vettel largou bem e até abriu uma vantagem, mas furou seu pneu logo depois e abandonou
Confira o resultado do GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes:
1. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1h37min11s886 (55 voltas)
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 8s457
3. Jenson Button (ING/McLaren), a 25s881
4. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 35s784
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 50s578
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 52s317
7. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min15s900
8. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1min17s100
9. Paul Di Resta (ALE/Force India), a 1min40s000
10. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 1 volta
11. Sergio Pérez (MEX/Sauber), a 1 volta
12. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1 volta
13. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 1 volta
14. Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 1 volta
15. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1 volta
16. Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), a 1 volta
17. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus), a 1 volta
18. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus), a 2 voltas
19. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin), a 2 voltas
20. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania), a 2 voltas
Não completaram:
Daniel Ricciardo (AUS/Hispania)
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
Jerome D"Ambrosio (BEL/Marussia Virgin)
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)