O australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, foi o vencedor do Grande Prêmio da Malásia, neste domingo, no circuito de Sepang. O triunfo foi conquistado após o motor da Mercedes do então líder da prova, Lewis Hamilton, pegar fogo na 41ª volta e tirá-lo da corrida. Com a falha técnica do britânico, quem realmente comemorou foi o alemão Nico Rosberg. O companheiro de equipe de Hamilton terminou a prova em terceiro e abriu vantagem de 23 pontos na liderança do Mundial de Fórmula 1.
Rosberg foi tocado por Sebastian Vettel na largada e chegou a cair para o 17º lugar. Após uma grande corrida de recuperação, o alemão cruzou a linha de chegada em terceiro e com mais de dez segundos de vantagem para Kimi Raikkonen, o que não o fez sofrer com uma punição aplicada durante a prova.
O segundo colocado foi o holandês Max Verstappen, da Red Bull. Ele até esboçou uma pressão em Ricciardo após o abandono de Hamilton, mas a dobradinha assegurada para a RBR fez o holandês diminuir o ímpeto no final. Esta foi só a segunda corrida que não foi vencida por um piloto da Mercedes no ano – Verstappen foi o primeiro na Espanha.
Felipe Massa, que sofreu com problemas técnicos com sua Williams, ficou com a 13ª colocação. Já Felipe Nasr, da Sauber, não se entendeu com o carro durante a corrida e abandonou na 48ª volta.
Outro destaque vai para a McLaren. O britânico Jenson Button, que se uniu a Rubens Barrichello e Michael Schumacher ao fazer a 300ª largada de sua carreira, ficou com a nona posição. Já Fernando Alonso, punido com a última colocação no grid, terminou a corrida em sétimo.
Com o abandono de Hamilton, Rosberg abriu vantagem de 23 pontos no Mundial de Fórmula 1. O alemão contabiliza 288 pontos, contra 265 do britânico. A quebra de Hamilton também impediu a Mercedes de assegurar o título do Mundial de Construtores já neste GP. Uma nova chance virá na próxima corrida, marcada para o dia 9, domingo, no Japão.
A volta de reconhecimento iniciou com problemas para Massa. O acelerador da Williams não funcionou e obrigou o brasileiro a voltar aos boxes para fazer os reparos necessários. A escuderia conseguiu resolver o problema, mas o piloto teve de largar na última colocação.
A largada não poderia ter sido melhor para Hamilton. Com uma longa reta antes da primeira curva, o britânico soube defender bem a primeira colocação e viu o rival Rosberg cair para as últimas posições. O alemão, que iniciou a corrida em segundo, foi tocado na traseira por Vettel e rodou, caindo para a 17ª colocação.
O piloto da Ferrari tentou uma manobra arriscada para passar pela Red Bull de Verstappen, mas quebrou a suspensão dianteira no acidente e teve de abandonar a prova. “Sebastian está louco”, disse, no rádio, o holandês da RBR. O abandono foi frustrante para Vettel, já que o alemão é o maior vencedor do GP da Malásia (quatro vitórias) e esperava usar o calor para surpreender as Mercedes.
Fernando Alonso, que iniciou a prova em último por conta de uma punição, aproveitou o acidente entre os primeiros colocados e alcançou a décima posição. Já a estratégia de Massa naufragou após o piloto apresentar problemas nos pneus e precisar ir para os boxes duas vezes no início da corrida, o que o manteve nos últimos lugares.
Rosberg iniciou a corrida de recuperação nas voltas seguintes e foi alcançando aos poucos os primeiros lugares. Após ir para o boxes na décima volta, o alemão usou a potência do carro da Mercedes para ultrapassar os pilotos com menos ambições no campeonato e encostar nos rivais da Red Bull e Ferrari. Na 19ª volta, o piloto já era o sexto colocado.
Já Hamilton fazia uma corrida segura e tentava se afastar ao máximo de Ricciardo e Verstappen. O britânico foi para os boxes pela primeira vez na 21ª volta para instalar o jogo de pneus duros. Já Verstappen apresentava um desempenho surpreendente. Ele garantiu uma vantagem tranquila para Raikkonen, passou a brigar pelo segundo lugar com Ricciardo e obrigou Hamilton a acelerar para ampliar a distância para os demais.
Verstappen realizou sua segunda e última parada na 28ª volta, o que lhe garantiu um conjunto de pneus duros para permanecer na pista até o final da prova. Já Rosberg consolidou seu grande desempenho ao ultrapassar Raikkonen na 39ª volta. O alemão mergulhou e chegou a tocar a parte dianteira do carro do finlandês, mas passou à frente e assumiu o quarto lugar. Uma investigação foi aberta por conta da leve batida entre os carros e rendeu dez segundos de punição ao piloto da Mercedes.
Hamilton já contava com a vantagem necessária para ir aos boxes sem ser incomodado pelos rivais, mas o motor de sua Mercedes não aguentou até o final da corrida e passou a pegar fogo na 41ª volta. A falha técnica determinou o fim da corrida para o britânico e levou os dois pilotos da RBR para as primeiras posições, com Ricciardo à frente de Verstappen. Ambos fizeram uma parada na 42ª volta, enquanto o safety car virtual estava acionado.
Já Rosberg pulou para a terceira colocação. Sem a potência necessária para ameaçar os pilotos da RBR, o alemão se deu por satisfeito com os pontos somados e a vantagem consolidada para Hamilton na classificação geral. Por conta da punição, o piloto precisou acelerar na reta final, mas abriu tranquilamente os dez segundos de vantagem para Raikkonen.
Ricciardo, por sua vez, assegurou a liderança com tranquilidade. Verstappen bem que tentou ameaçar o companheiro de equipe, mas o carro do holandês não mostrou a potência necessária para abaixar a vantagem que o australiano administrou até receber a bandeira quadriculada.