O Grêmio mostrou que está mesmo em ótima fase e iniciou o segundo turno do Brasileirão vencendo um concorrente direto na disputa pelo título nacional. Na tarde deste domingo, no estádio Olímpico, o Tricolor gaúcho contou com um gol irregular de Perea para vencer o São Paulo por 1 a 0.
Em jogo disputado debaixo de chuva, o gol da vitória foi anotado aos nove minutos do primeiro tempo, quando Perea aproveitou posição irregular para desviar cruzamento para as redes. Com o resultado do jogo que era considerado uma decisão, o time de Celso Roth manteve sua disparada no Nacional e chegou aos 44 pontos, na liderança isolada.
Já o São Paulo continua em quarto lugar, com 33 pontos, e ainda pode perder posição no complemento da rodada. O jogo em clima decisivo chegou a esquentar em alguns momentos, e Dagoberto e Léo acabaram expulsos no fim do primeiro tempo.
Desta forma, o time de Muricy Ramalho tentará se recuperar no Brasileirão na quarta-feira, quando receberá o Atlético-PR, no Morumbi. Já o embalado Grêmio atuará contra outro concorrente direto, o Flamengo, quinta, no Maracanã.
O jogo: O Grêmio começou a partida apostando em jogadas de bolas aéreas, justamente como previram os são-paulinos quando analisaram o adversário durante a semana. Motivado também pela chuva que encharcou o gramado, os donos da casa trabalharam a bola pelo alto e foi neste tipo de jogada que abriram o placar.
Logo aos nove minutos de bola rolando, Marcel avançou pela direita e cruzou para Perea, que, em posição irregular, desviou para as redes. Com vantagem no placar, o Tricolor gaúcho continuou apostando nos cruzamentos. No rebote que a zaga são-paulina deu para afastar um dos avanços gremistas, Perea concluiu por cima da meta de Rogério Ceni.
Aos poucos, o São Paulo se viu na obrigação de buscar o ataque, mas esbarrou na bem posicionada defesa gremista. Os donos da casa, então, tentaram responder nos contragolpes. Perea avançou em velocidade e driblou Zé Luis na meia-lua, mas Rodrigo apareceu na cobertura e afastou o perigo.
O Tricolor paulista só conseguiu ameaçar em chutes de longe. Em uma jogada individual, Dagoberto chutou rasteiro da intermediária, mas Victor segurou no meio do gol. Pouco depois, foi a vez de Rodrigo arriscar de longe, novamente dando trabalho ao arqueiro gremista. O time local, por sua vez, teve boa oportunidade em nova jogada pelo alto. Paulo Sérgio cruzou da direita e o zagueiro Anderson afastou. O rebote caiu nos pés de Anderson Pico, que chutou fraco.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o clima entre os jogadores esquentou e o árbitro começou a ter trabalho para conter as discussões. Aos 45, Léo e Dagoberto trocaram empurrões em disputa pela bola. Alicio Pena Júnior expulsou os dois jogadores. No intervalo, o técnico Muricy Ramalho colocou Borges na vaga de André Lima. O atacante voltou ao time depois de se recuperar de luxação no cotovelo esquerdo.
As duas equipes encontraram dificuldades para criar jogadas de perigo no segundo tempo. Borges tentou chamar a responsabilidade, mas não conseguiu superar sozinho a defesa gremista e as poças d’água espalhadas pelo gramado. Assim, Muricy colocou Éder Luis na vaga de Jorge Wagner.
A mudança surtiu efeito e o Tricolor paulista teve boa chance. Éder Luis ganhou da defesa na intermediária e passou para Borges, que mandou por cima do travessão. O São Paulo passou a ter mais presença ofensiva e o Grêmio só conseguiu responder em batida de Anderson Pico, para fora.
Para tentar dar mais criatividade à sua equipe, Celso Roth tirou Perea para promover a entrada do ex-são-paulino Souza. No entanto, quem gerou perigo foi o time visitante. Hugo disputou bola com a zaga dentro da área e o rebote sobrou para Jean, que chutou raspando a trave de Victor.
Do outro lado, Souza fez ótimo drible sobre Anderson e rolou na área para Paulo Sérgio, que bateu para fora e desperdiçou ótima chance. No minuto seguinte, Celso Roth sacou Marcel para a entrada de Reinaldo.
Aliás, em um dos últimos lances da partida, Reinaldo desperdiçou chance incrível. O atacante recebeu em velocidade e chutou na trave. O rebote caiu nos pés do próprio atleta, que chutou para fora.