No primeiro embate entre os tricolores gaúcho e carioca, melhor para o time do Sul. Nesta quarta-feira, o Grêmio venceu de virada o Fluminense pelo placar de 3 a 1, jogando dentro de casa. Os gols foram marcados por Arthur e Lucas Barrios, duas vezes, enquanto Renato Chaves fez para a equipe do Rio de Janeiro.
Para o confronto, o técnico Renato Portaluppi fez apenas uma modificação em comparação ao time que venceu o Botafogo no final de semana, pelo Campeonato Brasileiro. Sem Marcelo Oliveira lesionado, o comandante colocou o lateral-esquerdo Bruno Cortez no lugar do jogador.
Já o Fluminense não contou com o atacante Wellington, com dores no púbis, e com o equatoriano Orejuela, que ficou no Rio de Janeiro se recuperando de dores nas coxas.
A partida de volta entre gaúchos e cariocas acontece no dia 31 de maio, desta vez no Rio de Janeiro. O Flu precisa vencer por 2 a 0 ou por três ou mais de vantagem para avançar diretamente. 3 a 1 para o time de Abel Braga leva aos pênaltis.
Em um primeiro tempo equilibrado, a partida começou com os jogadores do Fluminense se movimentando bastante e explorando os erros gremistas. Logo aos 5 minutos, os cariocas abriram o placar. Depois de cobrança de escanteio de Richarlison, o zagueiro Renato Chaves, livre na pequena área, aproveitou e cabeceou para o fundo das redes.
Quando o Grêmio ficava com a bola, os cariocas faziam a recomposição rápido, deixando apenas um jogador no meio-campo para buscar o contra-ataque. Assim, os gaúchos erravam muitos passes.
Aos 17, o Grêmio chegou ao empate depois de bela troca de passes. O volante Arthur iniciou a jogada no meio, buscando tabela com Luan e depois com Lucas Barrios. Na devolução, o atacante deixou Arthur na cara do goleiro. O garoto driblou Cavalieri e tocou para dentro.
A igualdade no placar trouxe tranquilidade para os gremistas. Mesmo assim, o Fluminense manteve a boa marcação e velocidade. Contudo o time carioca pecava no último passe. Já o Grêmio não conseguia criar muitas oportunidades devido ao bom posicionamento dos atletas adversários.
Em um lance individual, aos 35 minutos, Luan passou por três jogadores do Fluminense e na entrada da área bateu cruzado. A bola passou perto da trave esquerda de Diego Cavalieri.
Dez minutos depois, o time gremista desperdiçou ótima oportunidade de virar o placar. Aos 45, Luan recebeu na direita e inverteu a jogada, deixando Pedro Rocha cara a cara com Cavalieri. O atacante chutou a bola em cima do arqueiro carioca que mandou para escanteio. O time gaúcho terminou o primeiro tempo pressionando.
Os dois times retornaram a campo com os mesmos jogadores que iniciaram a partida. Em uma boa chegada gremista, Luan, dentro da área, cruzou para Pedro Rocha pegou de primeira. A batida foi mal, fácil para o goleiro Cavalieri.
Aos 5, Renato fez bonita jogada. O lateral limpou a marcação e finalizou. O goleiro Marcelo Grohe se jogou para fazer defesa importante. Um minuto depois, mais uma vez Renato arriscou de longe e obrigou o Grohe a fazer a defesa em dois tempos.
O Grêmio então começou a tentar valorizar a posse de bola. Em lance de pressão gaúcha, o volante Ramiro recebeu na direita e finalizou de primeira. Cavalieri pula e espalma a bola para escanteio.
Os gaúchos ficavam com a bola no pé, mas estava difícil furar a marcação carioca. Mas, aos 20 minutos, em cobrança de escanteio pelo lado direito de ataque gremista, Luan cruzou, o zagueiro Kannemann desviou para trás, na segunda trave, e Lucas Barrios finalizou por baixo de Cavalieri, virando o placar na Arena.
Cinco minutos depois, o Grêmio ampliou a vantagem. O lateral esquerdo Cortez cruzou rasteiro para Lucas Barrios. O centroavante dominou com tranquilidade e bateu rasteiro no canto direito do goleiro Cavalieri. O arqueiro carioca apenas assistiu a bola entrar no gol.
Em desvantagem, o técnico Abel Braga fez modificações. O treinador tirou Pierre, colocando Gustavo Scarpa e trocou Richarlison por Maranhão. O Fluminense começou a investir em jogadas pelas laterais, com cruzamentos para a área adversária.
As investidas do clube carioca não rendiam boas oportunidades, enquanto o Grêmio tentava ficar com a bola no pé. Em uma oportunidade gremista aos 42 minutos, o volante Ramiro lançou Everton que cruzou para Fernandinho, mas Cavalieri fez a defesa.