O centroavante Tuta foi o grande nome do confronto entre Grêmio e Caxias, disputado na tarde deste sábado, em Cidreira. O matador gremista marcou os dois gols gremista na vitória por 2 a 0 sobre o time da Serra. O resultado mantém o Grêmio na liderança da Chave 2 do Gauchão, com 100% de aproveitamento e 15 pontos.
Tuta – com cinco gols marcados – é o novo artilheiro do Gauchão. Tcheco, com quatro, segue de perto o companheiro na vice-artilharia. Na próxima rodada o Grêmio enfrenta o Guarani, em Venâncio Aires, já o Caxias encara o São José (PA), no estádio Centenário, em Caxias do Sul.
No primeiro tempo Apenas o Grêmio atacou. Logo no primeiro lance o Grêmio chegou forte ao gol do Caxias com uma violenta cabeçada de Tuta. O goleiro Silva interveio a tempo de evitar o gol feito logo aos 5 minutos, depois de cobrança de escanteio.
Dois minutos depois mais pressão gremista. Desta vez era o goleador Tcheco que acertava a trave com um chute cruzado. Mais uma vez Silva salvava o Caxias desviando a bola que morreria no fundo das redes. Logo após, a “sensação” Carlos Eduardo fez jogada individual da esquerda e cruzou para Tuta que chegou atrasado. A Pressão gremista era total.
Aos 25 o lance estranho do primeiro tempo. O lateral Tiago, numa tentativa inexplicada de atrasar a bola para o próprio goleiro, quase marcou contra.
Boa presença de Silva que de cabeça colocou a bola para fora. Com tal pressão, não tardaria na abertura do placar. Mais uma vez o gol foi obra do centroavante Tuta. Escanteio cobrado, Diego Souza cabeceia, a defesa salva, mas lá estava o matador gremista que balançou as redes num carrinho decidido. Eram jogados 34 minutos. Era o quarto gol de Tuta marcado no Regional.
E ele queria mais, queria ser o goleador isolado. Aos 40, o centroavante gremista recebeu a bola entre os zagueiros, passou pelo goleiro e marcou seu quinto gol na competição e se isolando na artilharia.
Na segunda etapa, como era esperado, o Caxias se arriscou ao ataque abrindo mais espaços para o Grêmio explorara os contra-ataques. Aos 11, Bruno Teles arriscava um chute forte, mas Silva defendeu.
Aos 15, Tcheco arriscava, a bola desviou na zaga a escanteio. Mesmo com as chances gremistas, era o Caxias que se espalhava melhor pelo meio-campo, começando a dominar as iniciativas no setor. Por precaução, Mano Menezes colocou em campo o Volante Sandro para aumentar o poder defensivo da equipe.
Aos 31 minutos, o grande nome da partida saía de campo. Tuta, ovacionado, deixava o gramado para a entrada do jovem atacante Douglas que estreava com a camisa gremista. Apenas metade final do jogo que o Caxias realmente chegou a pressionar o Grêmio.
Aos 23, Saja salvava o Grêmio, numa bola dividida que o encobriria. Aos 35, Diógenes invadiu a área e chutou muito perto. Aos 38, um chute forte de William desviou em Patrício e se chocou contra a trave de Saja – o Grêmio escapava mais uma vez. Aos 40, Max, ao ser expulso, acabava com qualquer possibilidade de reação da equipe grená.