PUBLICIDADE

Grêmio tenta manter hegemonia da capital contra Juventude

PUBLICIDADE

De um lado, 34 títulos estaduais. Do outro, apenas um. Apesar da disparidade no número de conquistas, Grêmio e Juventude entram em campo neste domingo, às 16 horas, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, de forma muito equilibrada para disputar a partida decisiva do Campeonato Gaúcho de 2007. Isso porque, empataram em 3 a 3 no primeiro jogo da decisão, que aconteceu em Caxias do Sul.
Em uma partida muito movimentada, o Grêmio conseguiu o empate apenas nos acréscimos do segundo tempo. O time da capital saiu na frente, logo com quatro minutos de jogo, com o jovem atacante Carlos Eduardo. A equipe da Serra Gaúcha empatou ainda no primeiro tempo, mas Carlos Eduardo colocou o Grêmio à frente do placar no minuto seguinte. O Juventude virou no segundo tempo e viu o Tricolor gaúcho empatar no final.

O Juventude também tem pela frente o desafio de acabar com a domínio da capital nas conquistas do Campeonato Gaúcho nesta década. Desde 2001, apenas Grêmio e Internacional foram campeões estaduais do Rio Grande do Sul. O Tricolor em 2001 e 2006 e o Internacional com o tetracampeonato, entre 2002 e 2005. O único título estadual do Alviverde da Serra Gaúcha foi conquistado em 1998.

O Grêmio tem a vantagem de outro resultado igual na segunda partida para conquistar o bicampeonato gaúcho (no ano passado, superou o arqui-rival Internacional na final com dois empates, mas marcando mais gols fora de casa). Isso porque teve a melhor campanha da primeira fase. Foram 40 pontos conquistados em 13 vitórias, um empate e duas derrotas, terminando em primeiro de seu grupo. Também líder de sua chave, o Juventude somou 32 pontos, depois de dez vitórias, dois empates e quatro derrotas.

As semifinais foram histórias a parte. Fora de casa, o Juventude venceu o Veranópolis por 2 a 0. Empolgado, o time de Caxias do Sul sofreu e perdeu por 2 a 1 o jogo de volta, garantindo sua vaga. Já o Grêmio praticou quase um milagre. Perdeu por 3 a 0 para o Caxias, fora de casa, mas com o estádio Olímpico lotado, o time se superou e conseguiu vencer por 4 a 0 na partida de volta e se classificou para a final.

Uma vantagem do Ju é que o Grêmio está tendo que dividir suas atenções, pois ainda disputa a Copa Libertadores. Na última quarta-feira, perdeu por 1 a 0 para o São Paulo, fora de casa, pelas oitavas-de-final da competição continental. Já o Juventude tem apenas o Campeonato Gaúcho para se concentrar, pois foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil pelo Bahia.

‘Nós estamos jogando pensando no conjunto de jogos. Não podemos desconsiderar este conjunto. Talvez, nos primeiros jogos, os jogadores, lá no íntimo, tenham diminuído um pouco o ritmo, pois sabiam que tínhamos mais duas decisões pela frente. Mas eu não acho que o desgaste físico seja impossível de se administrar . Como estamos fazendo jogos difíceis de quatro em quatro dias, vamos entrar com um ritmo de jogo muito bom’, explicou o técnico Mano Menezes.

O treinador gremista garante que não está pensando na possibilidade de perder o título estadual. ‘Não estamos dando prioridade para nenhuma competição. Jogamos o Gauchão inteiro para chegar na decisão. A razão de se jogar um campeonato é chegar ao título. Não podemos abrir mão desta situação justamente neste momento.’

Para essa partida final, o técnico Mano Menezes tem apenas um problema para escalar o time. O volante Sandro Goiano – substituto de Lucas, que ainda se recupera de uma lesão muscular – conseguiu se recuperar a tempo para a partida final, depois de ter saído do jogo contra o São Paulo sentindo uma contusão. Assim, a única substituição do time deverá ser na lateral direita, já que Patrício foi expulso no primeiro jogo. O paraguaio Gavilán entra no lugar.

Pelo lado do Juventude, a vida do técnico Ivo Wortmann não é mais fácil. Ele não poderá contar com o atacante Alex Alves, que não teve concedido efeito suspensivo, por estar afastado por doping. Quem também está fora do jogo é o meio-campista Júlio César, que reclamou de ter sido substituído na última partida e foi afastado pelo treinador. Juliano, expulso em Caxias do Sul, dará lugar para Paulo Ramos.

O técnico do time de Caxias do Sul garantiu que o Juventude terá uma postura mais ofensiva. Com isso, o atacante Da Silva deve ganhar uma vaga ao lado de Cristiano. “Vou lutar para fazer o gol. Estou feliz aqui e quero fazer o gol do título, que isso vai ser bom para mim também”, disse o jogador, ciente das dificuldades que enfrentará no Olímpico.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X JUVENTUDE

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 6 de maio de 2007, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon
Assistentes: Altemir Hausmann e Marcelo Bertanha Barison

GRÊMIO: Saja; Gavilán, William, Teco e Lúcio; Edmilson, Sandro Goiano, Diego Souza e Tcheco; Carlos Eduardo e Tuta
Técnico: Mano Menezes

JUVENTUDE: André; Michel, Éderson, Wescley e Márcio Azevedo; Radamés, William, Paulo Ramos e Lauro; Cristiano e Da Silva
Técnico: Ivo Wortmann

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...
PUBLICIDADE