PUBLICIDADE

Grêmio precisa vencer São Paulo hoje para avançar na Libertadores

PUBLICIDADE

Terminado o primeiro jogo das oitavas-de-final na semana passada, são-paulinos saíram de campo eufóricos por terem conseguido a vantagem de 1 a 0 no Morumbi. Os gremistas também festejaram, acreditando na possibilidade de reverter o placar no jogo de volta. Nesta quarta-feira, às 21h45, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, os dois tricolores verão quem tinha razão para comemorar.
A confiança dos dois times é justificável. Afinal, Grêmio e São Paulo são praticamente imbatíveis na situação que se desenha para o confronto desta quarta-feira. No mata-mata de Libertadores, o time gaúcho já decidiu em casa dez vezes e foi eliminado em apenas uma delas: as quartas-de-final de 1997, contra o Cruzeiro.

Nos outros nove duelos decididos em Porto Alegre, o Grêmio passou por Peñarol-URU (final-1983), Olímpia-PAR (quartas-1995), Emelec-EQU (semi-1995), Botafogo-BRA (oitavas-1996), Corinthians-BRA (quartas-1996), Guarani-PAR (oitavas-1997), Nacional-URU (oitavas-1998), River Plate-ARG (oitavas-2002) e Olímpia-PAR (oitavas-2003).

A força histórica do São Paulo também é enorme. A equipe do Morumbi, por exemplo, jamais perdeu um jogo contra times brasileiros fora de casa em mata-mata na competição sul-americana. No cômputo geral, o São Paulo jogou sete playoffs contra brasileiros e também só foi superado uma vez, ironicamente em Porto Alegre, ano passado, na final contra o Internacional.

Os seis triunfos do time paulista foram contra o Criciúma-BRA (quartas-1992), Flamengo-BRA (quartas-1993), Palmeiras (oitavas-1994-2005-2006) e Atlético-PR (final-2005). Além do ótimo retrospecto contra brasileiros na Libertadores, o elenco são-paulino tem procurado lembrar especialmente da campanha de 2005 na competição, quando passou por Tigres-MEX e River-ARG decidindo fora de casa antes de vencer a final.

“A nossa situação atual nos faz lembrar muito daquela da partida contra o River Plate, em 2005. Também tínhamos uma pequena vantagem, mas fomos lá e conseguimos um grande resultado”, disse o volante Josué, lembrando que a torcida gremista apóia sua equipe até o fim, como fazem os argentinos.

Nos dias que antecederam o jogo, Muricy Ramalho chegou a treinar um esquema com três zagueiros, sacando do time o ofensivo lateral Ilsinho e deslocando Souza para a direita. O comandante são-paulino, porém, não adiantou a escalação.

“Pode ser quatro, cinco, oito (zagueiros)…isso não quer dizer nada. O que importa é a postura da equipe em campo. Nós treinamos das duas formas porque eu não gosto de colocar time em campo sem treinar, mas temos que jogar como sempre. Com a bola, vamos agredir os caras para ganhar o jogo. Sem ela, vamos marcar”, resumiu.

No entanto, Muricy confirmou que Dagoberto estará no banco de reservas. Nós estamos cuidando dele porque não podemos querer tudo do garoto em pouco tempo. O Dagoberto teve muitos problemas de ser afastado no Atlético-PR e não voltar em condições ideais. Ele está certo em querer voltar 100% e nós temos que ouvir o atleta. No momento certo ele vai passar a começar as partidas”, disse.

O clima também é de mistério no Grêmio. Campeão gaúcho no último domingo, o time não teve quase tempo para descansar. Concentrados em tempo integral, os jogadores só correram na segunda-feira, antes de participarem da festa dos melhores da competição estadual.

O volante Lucas foi vetado para o jogo e Amoroso provavelmente ficará como opção apenas para o segundo tempo. “Apesar da vantagem do São Paulo, o momento emocional está muito positivo para a gente por causa da conquista do título”, disse Tcheco, que está animado com a venda de ingressos para o confronto da Libertadores. “Com a presença total da torcida, tenho certeza que não sentiremos o cansaço após termos jogado a final do Campeonato Gaúcho”, completou.

O jovem Carlos Eduardo, de 19 anos, entra muito motivado na partida. Depois de receber o prêmio de revelação do campeonato regional, o atacante renovou seu contrato com o Grêmio até 2012.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cuiabá vence o Grêmio e ‘respira’ no Brasileiro Sub-20

A equipe sub-20 do Cuiabá conquistou uma importante vitória...

Cuiabá vence o Amazonas de virada e entra no G4 da Série B

O Cuiabá venceu o Amazonas de virada por 3...

Luverdense e Sport Sinop ficam no empate em jogo do Mato-grossense sub-20

O Luverdense estreou no Campeonato Mato-Grossense Sub-20 com um...
PUBLICIDADE