O Grêmio pode, pela décima vez em 19 participações, chegar às semifinais da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, o Tricolor Gaúcho tenta manter seu retrospecto positivo na competição diante do Bahia, no Olímpico. A vantagem é boa: depois de vencer por 2 a 1 em Salvador, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo pode até perder por 1 a 0 em casa que garante a vaga.
Mesmo com a vantagem conseguida no Nordeste, no entanto, o Grêmio não se considerado classificado antes que ocorra o jogo de volta. Em sua coletiva após o treino de terça, Luxemburgo pediu que a torcida se mobilizasse para a partida: “torcedor, preste atenção, o Grêmio não está classificado. Quero 40 mil pessoas no Olímpico, para fazer o Bahia sentir a pressão que eu sentia quando vinha para cá como adversário”, pediu Luxa.
A ideia da direção gremista é justamente essa: ter ao menos dobro de pessoas no estádio que em relação à partida contra o Fortaleza, pelas oitavas de final, quando 21 mil torcedores vieram a campo – maior público do ano no Olímpico.
Para manter a vantagem e se classificar às semifinais, Luxemburgo terá à disposição o mesmo time que venceu o Bahia em Salvador na semana passada. Werley, Júlio César, Bertoglio e Kleber seguem fora, por lesão. A única alteração que pode ocorrer é a entrada de Vilson, de boa atuação no jogo contra o Vasco, no fim de semana, no lugar de Souza, que vem de algumas atuações apagadas.
O Bahia vem cheio de problemas, mas descarta que vencer o Grêmio seja uma espécie de missão impossível. “Claro que dá para encarar. No ano passado, vencemos o Flamengo por 3 a 1 e o Fluminense por 3 a 0. Enfrentar o Grêmio é difícil, mas a gente tem que se espelhar nos bons jogos que fez neste ano e ir em busca da virada”, confia o goleiro Marcelo Lomba.
Em 2011, treinando o Internacional, o técnico Paulo Roberto Falcão foi campeão gaúcho dentro do Olímpico, após ter perdido o jogo de ida da decisão no Beira-Rio. Para o confronto desta quinta, o treinador tem vários desfalques: Souza, Morais, Jones, Vander, Madson, Coelho, Dudu e Ávine estão lesionados.