O Grêmio precisava da vitória para ficar a um empate da classificação na rodada final da primeira fase da Copa Libertadores. Contudo, o time gaúcho não conseguiu superar o lanterna Cúcuta na Colômbia e acabou derrotado por 3 a 1. Mesmo assim, o Grêmio segue na liderança do Grupo 3, agora com oito pontos. Já Cúcuta, que voltou a ter chances de classificação com o resultado, soma seis pontos, ainda na lanterna.
No primeiro tempo, o Grêmio preferiu ficar mais recuado para aproveitar os contra-ataques, já que o Cúcuta se lançava ao ataque mais frequentemente. As principais jogadas do time brasileiro no começo de jogo, aliás, eram armadas pelo meio-campo Tcheco e pelo atacante Tuta. Porém, nenhuma das duas equipes conseguia balançar as redes.
Aos 28 minutos, o lance de maior perigo do primeiro tempo saiu a favor do Cúcuta. Da entrada da área, Martínez chutou forte e o goleiro argentino Saja fez boa defesa, evitando o que seria o primeiro gol da partida. No final da etapa inicial, porém, o Grêmio não resistiu. Aos 43, Bustos cobrou falta com qualidade e abriu o placar na Colômbia para o Cúcuta.
Já na etapa complementar, o Grêmio voltou mais ligado e não demorou muito para igualar o marcador. Logo aos cinco minutos, o lateral Lúcio cruzou bem em uma cobrança de falta para o meio da área. Lá, o meio-campo William cabeceou, a bola ainda desviou no zagueiro adversário, mas entrou: 1 a 1.
Depois disso, o Grêmio dominou o jogo e apesar do empate satisfazer a equipe, que continuava na liderança da chave com o resultado, o time continuou no ataque. Contudo, o que o time de Mano Menezes não esperava, aconteceu. Aos 28, Del Castillo foi lançado pelo lado esquerdo, cruzou para o meio e Pérez chutou de primeira, marcando em belo gol.
A partir daí, o Grêmio passou buscar o ataque, mas a falta de organização fez com que o time não conseguisse criar com perigo. Naquele momento, as únicas formas de assustar o goleiro Zapata eram nas cobranças de faltas. Mesmo assim, o Cúcuta chegou ao terceiro gol aos 42, quando Del Castillo recuperou bola na área e acertou bom chute, decretando a vitória em casa.
Agora, o Grêmio volta a campo para definir a classificação. A partida do tudo ou nada é contra o concorrente direto Cerro Porteño, no dia 24, em Porto Alegre. Na mesma data, o Cúcuta também busca a classificação contra o Tolima, fora de casa, e só precisa de uma simples vitória para conseguir a vaga.