Caiu o último invicto do Campeonato Gaúcho. Na noite desta quarta-feira, o Grêmio apresentou um futebol bem abaixo do esperado e acabou derrotado de virada pelo Esportivo por 2 a 1 no estádio Olímpico, em uma partida atrasada da 13ª rodada.
Mesmo com o tropeço, o Grêmio – que tinha uma invencibilidade de 24 partidas no Gauchão desde ano passado – permanece tranqüilo e classificado no grupo 1, com 34 pontos. O Esportivo assume a segunda colocação da mesma chave, com 21.
Na próxima rodada, o Grêmio atua novamente em casa, desta vez, diante do Guarani, no sábado. Em caso de vitória, o Tricolor pode garantir com antecipação a liderança na classificação geral. No dia seguinte, o Esportivo estará na Serra Gaúcha para enfrentar o Caxias.
Superior, o Grêmio começou em ritmo forte a partida contra o Esportivo. Nos primeiros minutos, o time da casa criou boas oportunidades, mas parou em seus erros de finalização e no goleiro rival.
Aos 22 minutos, finalmente o Grêmio desencantou. Criticado durante a semana, Tcheco arrancou pelo meio e arrematou rasteiro, sem chance de defesa para o goleiro Donizetti. Na comemoração, saudou bastante os torcedores que gritavam seu nome.
A partir daí, o Grêmio relaxou em campo, embora ainda estivesse melhor no gramado. Por isso, em um cochilo da zaga dos donos da casa, o Esportivo empatou. Aos 42 minutos, Caio aproveitou cruzamento de Zé Alcino, dominou a bola e mandou para as redes do goleiro Saja.
O gol sofrido no final da etapa inicial deixou Tcheco revoltado. Na descida para o vestiário, o meia desabafou: “Temos que despertar para a vida e começar a jogar um pouco. Nossa marcação ficou muito frouxa”, lamentou.
Só que na etapa complementar, o Esportivo continuou assustando. Aos cinco minutos, Caio desceu pela direita e cruzou para a finalização de Ânderson Catatau. Caprichosa, a bola tocou no travessão de Saja.
Mas aos 29 minutos, o Esportivo alcançou a merecida virada. Ousado, Ânderson Catatau pedalou para cima de Schiavi e finalizou. Saja pulou atrasado e não evitou o segundo dos visitantes.