O Grêmio não tomou conhecimento do único time que ainda ostentava 100% de aproveitamento no Campeonato Gaúcho. Nesta quarta, a equipe titular gremista jogou pela primeira vez no estadual e goleou o São José, com facilidade, por 5 a 1. Elano, Zé Roberto (duas vezes), Yuri Mamute e Bertoglio definiram o placar no Estádio Olímpico, com Rodrigo Paulista descontando para o Zequinha.
Decidido a encerrar a série de três derrotas consecutivas no estadual (algo que não ocorria desde 2003), o Grêmio partiu com tudo no primeiro tempo. Foram nada menos que dez situações de gol nos 45 iniciais, incluindo o tento marcado por Elano, aproveitando rebote de pênalti, aos 23 minutos. Na etapa final, o Tricolor deu show: marcou mais dois gols antes dos 10 minutos e correu poucos riscos, garantindo a vitória com tranquilidade.
Com 6 pontos em 5 jogos, o Grêmio volta à zona de classificação às quartas de final da Taça Piratini, ocupando o 4º lugar no Grupo A. O próximo jogo da equipe no estadual será sábado, contra o Juventude, em Caxias do Sul, com time reserva. Os titulares voltam a campo no dia 14, contra o Huachipato, na estreia da fase de grupos da Libertadores. Já o São José, que continua líder do Grupo A, com 12 pontos, receberá o Cerâmica, no mesmo dia, no Passo d”Areia.
O jogo – O Grêmio não levou em conta a boa campanha do São José no Gauchão e partiu para cima desde o início. Logo nos primeiros três minutos, foram três chances criadas. Antes de dois minutos, Leandro invadiu a área pela direita e chutou cruzado, para boa defesa de Vítor. Na cobrança do escanteio, a zaga tirou uma cabeçada de Werley em cima da linha. Aos três, Willian José arriscou de fora da área e mandou por cima com perigo.
Sem tempo para respirar, o São José raramente passava do meio de campo com bola dominada, e a pressão aumentava. Aos 11 minutos, após ótima troca de passes em velocidade, Leandro ajeitou e Elano chutou de primeira, mas Vítor defendeu. Na jogad seguinte, Zé Roberto tentou de fora da área, a bola desviou na zaga e quase entrou no cantinho. Cinco minutos depois, foi Marco Antônio quem levou perigo arriscando de longe.
Em sua sétima chegada, o Grêmio conseguiu o gol. Aos 23, Zé Roberto foi puxado na área por Bruno Martins. Elano bateu o pênalti, o goleiro Vítor tocou de leve na bola, que explodiu na trave e voltou para Elano, que marcou: Grêmio 1 a 0. Foi o segundo gol de Elano em 2013 e o primeiro sofrido pelo Zequinha no Gauchão.
Depois do gol, o Tricolor diminuiu o ritmo, mas seguiu dono do jogo. Aos 31 minutos, Leandro recebeu de Marco Antônio e chutou com perigo, à direita. A seguir, o atacante gremista tocou com a mão na bola em arrancada. O árbitro André Cieslak marcou falta e fez menção de dar o amarelo para o jogador do Grêmio, que seria expulso por já ter levado outro cartão minutos antes. Mas Cieslak olhou suas anotações, percebeu que o gremista já estava amarelado e desistiu da advertência, gerando protestos no banco do São José.
Com Yuri Mamute no lugar de Leandro, o Grêmio reimprimiu no começo do segundo tempo a pressão imposta no início da etapa inicial. Antes dos dez minutos, a equipe definiu o jogo. Aos quatro, Zé Roberto recebeu ótimo passe de Mamute, arrancou e marcou o segundo. Aos sete, foi o próprio Mamute que marcou o gol, aproveitando rebote após boa jogada de Pará pelo lado direita. Na jogada anterior, o garoto quase havia marcado, em chute perigoso dentro da área.
O Zequinha só chegou pela primeira vez aos nove minutos, em cabeçada de Lucas Gaúcho, ex-São Paulo, defendida por Marcelo Grohe. O Grêmio, mesmo assim, seguia mais perigoso. Aos 21, Willian José perdeu chance incrível, impacientando a torcida no Olímpico: o atacante recebeu passe de Pará, que fez nova grande jogada pela direita, e, mesmo livre, pegou mal na bola, mandando pela linha de fundo.
Aos 26, um golaço do Grêmio. Em noite inspirada, Pará tabelou com Yuri Mamute, cortou a marcação e levantou para Zé Roberto, que matou no peito e fuzilou Vítor: 4 a 0. O ritmo caiu bruscamente após o quarto gol gremista, e o Zequinha aproveitou para descontar aos 37, em chute de fora da área de Rodrigo Paulista.
Aos 39, Willian José recebeu com passe de Bertoglio e girou, obrigando Vítor a boa defesa no canto esquerdo. Aos 40, foi Souza quem chutou para defesa segura do goleiro. Quase no fim, Marcelo Grohe fez boa defesa espalmando falta batida com força por Cléber Oliveira. Aos 46, a torcida gremista foi ao êxtase: Bertoglio, xodó dos torcedores, que há muito tempo estava fora do time, driblou três marcadores e chutou com força, marcando um golaço e fechando a goleada.