A missão do Grêmio no estádio Olímpico era complicada. Mesmo assim, o time de Mano Menezes não se abateu e atacou desde o começo do jogo desta sexta-feira. Dessa forma, a pressão não demorou a surtir efeito e o Grêmio conseguiu reverter a derrota por 3 a 0 na primeira partida aplicando uma goleada de 4 a 0 no Caxias.
Esse resultado positivo, aliás, credenciou o Grêmio para disputar o título do Campeonato Gaúcho contra o vencedor do confronto entre Juventude e Veranópolis, neste domingo, no Alfredo Jaconi. Como venceu por 2 a 0 na primeira partida, o time de Caxias do Sul pode perder por até um gol de diferença que ainda fica com a vaga.
Nesta sexta-feira, porém, o Grêmio simplesmente não deu chances ao Caxias. Desde o primeiro minuto, o Tricolor manteve a pressão sobre o adversário, que praticamente não conseguiu sair de seu campo de defesa. Aos 12 minutos, por exemplo, o time da casa conseguiu sua primeira grande chance.
Diego Souza cobrou falta na frente da área e obrigou boa defesa do goleiro Ricardo, que ainda deu rebote ao lance. Na seqüência, Carlos Eduardo arriscou o chute, mas acabou mandando longe do gol. A pressão gremista ainda continuou e o tão desejado gol não demorou a sair.
Três minutos depois, Patrício dominou dentro da área e chutou, em queda. A bola ainda tocou na zaga e no goleiro antes de entrar no gol: 1 a 0. O Grêmio continuou pressionando depois do tento e Carlos Eduardo perdeu chance incrível aos 17 minutos quando não conseguiu completar para as redes um cruzamento enviado da direita.
Desesperado, o Caxias não conseguiu sair do campo de defesa e nem dominar a posse de bola, que era toda do Grêmio. Aos 20, Tuta se esticou e completou cruzamento da esquerda para o gol, mas a bola bateu na trave e voltou para o meio da área. Na seqüência, Lucas cruzou para Tcheco, que apareceu para chutar e marcar o segundo.
Como os dois gols ainda não bastavam, a pressão impressionante do Grêmio continuou. Aos 42 minutos, após cobrança de escanteio, Diego Souza subiu mais alto que a zaga do Caxias e marcou o terceiro do Grêmio, resultado que levava a decisão da vaga na final para os pênaltis.
Já no segundo tempo, o Grêmio voltou no ataque. A diferença é que o Caxias conseguiu chegar ao campo adversário em alguns lances, todos sem sucesso. Porém, aos 23, o time de Caxias do Sul deu espaço e Sandro Goiano dominou na frente da área para cruzar para Tuta, que cabeceou para as redes e marcou o quarto gol gremista na partida.
Aos 34, um lance incrível quase se transformou no quinto gol gremista no jogo. Após disputa na intermediária, Sandro Goiano roubou a bola no meio de campo e arriscou o chute. A bola viajou e atingiu o travessão de Ricardo, assustando o time e a torcida do Caxias.
Nem mesmo com a vaga muito próxima, o Grêmio continuou no ataque até o final. O cansaço de ambas as equipes, porém, fez o ritmo do jogo diminuir, ficando mais truncado. Dessa forma, o placar se manteve o mesmo até o final, classificando o Grêmio para a final do Campeonato Gaúcho.