Dois times que fizeram um bom ano em 2012 se enfrentam neste domingo, na Arena do Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. Depois de serem derrotados por Criciúma e Vasco, respectivamente, na última rodada, Grêmio e Fluminense repetem um duelo ocorrido na última Libertadores e se enfrentam pela recuperação.
Ambos os times tiveram dois jogadores expulsos na última rodada. Se o Flu não terá Fred e Digão, o Grêmio virá sem Vargas e Matheus Biteco. Assim, abre-se espaço para a volta de Kleber ao time titular, compondo a dupla de ataque com Barcos. Sem o chileno e com a vaga de Biteco aberta no meio, o paraguaio Riveros está liberado para estrear, sem haver excesso de estrangeiros na partida.
Outra novidade para o confronto do lado gremista é o zagueiro Rhodolfo. Vindo do São Paulo, o defensor treinou durante a semana sem problemas, mas sempre no time reserva. Deve ser opção para o técnico Renato Gaúcho neste domingo. A dupla titular de defesa deve ser formada por Werley e Bressan. Adriano, que cumpriu suspensão em Criciúma, está de volta ao meio-campo.
Além de Vargas, outro titular que segue de fora da equipe é o volante Souza. O centromédio está recuperado de dores pubianas, e inclusive entrou nos minutos finais de um jogo-treino entre Grêmio e Cerâmica, quinta-feira, no Olímpico. No entanto, ainda não reúne condições para 90 minutos e está sendo trabalhado para poder atuar no Gre-Nal do próximo final de semana.
A direção do Grêmio espera um público superior a 40 mil pessoas na partida deste domingo. Contra o Botafogo, 30 mil gremistas foram à Arena, frustrando expectativas de um público maior, por conta do mau tempo. Como o Tricolor comemora 30 anos da conquista de sua primeira Libertadores neste domingo, a direção gremista resolveu realizar uma promoção, dando descontos de 30% no ingresso em alguns pontos da nova casa do clube para este duelo com o Flu.
Pelo lado do Fluminense, o técnico Abel Braga tem desfalques para tentar acabar com a sequência negativa da equipe. Além das suspensões de Fred e Digão, o lateral direito Bruno está lesionado e é outro que não viajou com a delegação. Durante a semana, o treinador optou pelas entradas de Leandro Euzébio na zaga, Wellington Silva na lateral e Samuel no ataque.
Uma nova derrota pode fazer com que o Fluminense termine a rodada na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A atual fase fez com que rumores sobre uma possível saída de Abel Braga crescessem dentro do clube. No entanto, diretoria e treinador rechaçaram tal ideia.
O lateral esquerdo Carlinhos destacou que os cariocas fizeram uma boa partida no segundo duelo entre as equipe pela Libertadores. Na ocasião, o confronto terminou sem gols, mas com superioridade dos visitantes. No primeiro, os gaúchos veneceram por 3 a 0.
"É um jogo difícil, mas já jogamos lá e sabemos como é. Com todo respeito ao Grêmio, espero que possamos fazer uma boa partida lá até melhor do que na Libertadores e sairmos com uma vitória", declarou.