Em um jogo quase sem validade, Grêmio e Flamengo se despedem da atual temporada neste domingo, às 17h (de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro, que vem de goleada de 4 a 0 aplicada no Vitória, apenas cumpre tabela, com 51 pontos conquistados. Os gremistas ainda tentavam uma vaga na Copa Libertadores até a derrota de domingo passado, por 1 a 0, para o Bahia.
Um ponto atrás do Fluminense, o Grêmio é o atual 7º colocado, com 60 pontos. Caso ultrapasse os cariocas, o Tricolor Gaúcho conquistará, além de uma premiação maior, uma vaga direta nas oitavas de final da próxima Copa do Brasil. Tal feito não é tratado como uma conquista pelo clube de Porto Alegre, mas como uma possibilidade de aliviar o calendário do primeiro semestre, que teria apenas o Gauchão no horizonte. Para conquistar esta meta, o Grêmio precisa vencer o Flamengo neste domingo e torcer para que o Fluminense não derrote o bicampeão Cruzeiro, no Mineirão.
Outro objetivo do Tricolor neste domingo é testar jovens visando o ano que vem. Dudu, que dificilmente permanecerá, ficará provavelmente no banco neste domingo. Sua vaga será ocupada por Éverton ou Erik, dois jogadores formados na base do clube, a qual será muito utilizada em 2015. O volante Matheus Biteco também deve ganhar oportunidade como titular. A dúvida é saber quem deixa a equipe neste final de semana: Walace e Fellipe Bastos são os candidatos. Na lateral esquerda, Zé Roberto pode dar lugar ao jovem Marcelo Hermes.
Luiz Felipe Scolari, técnico do Grêmio, apela justamente para essa possibilidade para manter o grupo empolgado com uma despedida que não tem o melhor dos gostos para quem projetava jogar a Libertadores.
“A Copa Libertadores não veio, mas temos outras ambições ainda e por isso a motivação tem que continuar em alta contra o Flamengo. Podemos entrar mais na frente na Copa do Brasil, o que nos daria um bom fôlego em dois mil e quinze. Além disso, temos que trabalhar para terminarmos a competição na melhor posição possível, honrando a camisa do Grêmio”, disse Felipão.
Pelo lado do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo deu férias aos titulares para antecipar o início da pré-temporada do próximo ano e vai mandar a campo uma formação de reservas contra os gremistas. Assim, alguns jovens como o goleiro César e o atacante Arthur terão a oportunidade de mostrar serviço e buscar um lugar ao sol em 2015. Isso sem falar em peças que estão sendo muito questionados e terão neste jogo uma sobrevida, como o zagueiro equatoriano Erazo, muito hostilizado pelos torcedores por conta de constantes falhas.
Apesar de um time reserva e de um clima de fim de festa, os jogadores do Flamengo garantem que o Grêmio vai encontrar bastante dificuldade na partida deste domingo, pois o objetivo é vencer.
“O Flamengo sempre entra em campo com o pensamento de ganhar seus jogos e dessa vez não vai ser diferente. Precisamos terminar o ano da melhor maneira possível e provar que poderíamos estar em situação melhor na tabela de classificação. Trata-se de um clássico contra o Grêmio e vamos fazer de tudo para vencer”, afirmou o volante Luiz Antonio.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, as duas equipes se enfrentaram no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Mesmo diante de um grande público de torcedores do Flamengo, o Grêmio conseguiu levar a vitória para o Rio Grande do Sul. O placar de 1 a 0 foi construído apenas aos 46 minutos do segundo tempo, quando o atacante Luan marcou o gol em uma jogada individual.