Nem chegamos a fevereiro e o Grêmio já tem uma decisão pela frente. Nesta quarta-feira, o Tricolor Gaúcho encara a LDU, pela partida de volta da pré-Libertadores, precisando da vitória. Será o primeiro jogo oficial da Arena, o novo estádio do clube, e o desafio é grande: derrotar os equatorianos por dois gols de diferença, após a derrota por 1 a 0 no jogo de ida, em Quito.
O Grêmio até tentou, mas não conseguiu adiar a partida. Após o incêndio que matou mais de 200 pessoas em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, o presidente Fábio Koff disse não haver clima para a realização do jogo. Segundo o mandatário gremista, a LDU não concordou com o adiamento por ter compromissos marcados. O clube equatoriano, por sua vez, desmentiu, afirmando que não foi oficialmente comunicado do pedido gremista e se dizendo solidário às vítimas da tragédia.
Com o jogo confirmado para as 22h (horário de Brasília) desta quarta-feira, o técnico Vanderlei Luxemburgo tem duas dúvidas para escalar o Grêmio, ambas na defesa. No miolo de zaga, Cris não treinou após a volta do Equador por conta de dores na panturrilha, virando dúvida. Sua escalação será definida momentos antes da partida. Caso não atue, Bressan e Grolli são as opções para formar a zaga ao lado de Saimon. Werley está suspenso.
Na lateral, a indecisão não é física, mas técnica. Alex Telles, 19 anos, é o único lateral esquerdo de ofício do elenco no momento, mas é considerado jovem demais para um jogo de carga de tensão tão alta. Luxa pode optar por investir no garoto ou repetir a formação de Quito, com Pará improvisado na esquerda e Tony na ala direita. Lesionado no ombro, o goleiro Dida dá lugar a Marcelo Grohe.
A grande atração para os gremistas, além de ser uma decisão e de o jogo ocorrer na Arena, é Eduardo Vargas, que começará pela primeira vez uma partida como titular. Na última quarta, o chileno desembarcou horas antes da partida em Quito, entrou no segundo tempo e teve boa movimentação. Deve formar dupla de ataque com o boliviano Marcelo Moreno.
Renovada em relação aos últimos anos, a LDU começou bem a temporada. Após o 1 a 0 sobre o Grêmio, a Liga estreou no Campeonato Equatoriano batendo a Universidad Católica do Equador por 2 a 1. O elenco comandado pelo técnico Edgardo Bauza chegou nesta segunda a Porto Alegre. Os treinamentos realizados no CT Parque Gigante, do Internacional, foram fechados.
Bauza tem muitas dúvidas e alguns problemas para escalar o time para a decisão na Arena. O veterano volante Urrutia, com lesão muscular, está fora da partida. Já Rojas, que sentiu uma distensão na partida de ida contra o Grêmio, só terá condições de entrar no segundo tempo. Outro que sente dores musculares é o zagueiro Norberto Araujo, que pode dar lugar a Hurtado, caso não tenha condições de jogo.
A novidade pode ser o ingresso do habilidoso Saritama, principal contratação da LDU para a temporada, vinda do arquirrival Deportivo Quito. Neste caso, Vitti, de boa atuação contra o Grêmio na semana passada, é o candidato natural a deixar o time. Com uma torção no tornozelo, o atacante Garcés é outro que pode não começar o duelo contra o Grêmio.
A primeira partida oficial da Arena do Grêmio deve lotar o novo estádio tricolor. A procura de ingressos é intensa, o que deve levar 60 mil pessoas ao moderno complexo gremista. Nesta segunda, torcedores criaram um tumulto nos cercanias do estádio por não conseguirem comprar ingressos devido a uma falta de luz, ocasionada por um incêndio em uma vila a poucos metros do local.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X LDU
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 30 de janeiro de 2013, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Saúl Laverni (Argentina)
Assistentes: Ernesto Uziga e Gustavo Rossi (ambos da Argentina)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Cris, Saimon e Alex Telles; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Vargas e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
LDU: Domínguez; Canuto, Hurtado e Morante; Madrid, Hidalgo, Vera, Feraud, Saritama e Reasco; Garcés
Técnico: Edgardo Bauza