Sem compromissos da Libertadores por um mês, o Grêmio planejava antecipar sua classificação para as quartas de final do segundo turno do Campeonato Gaúcho para se manter com chances de ser campeão estadual. Mas o time, neste domingo, acumulou mais um tropeço: empatou por 1 a 1 com o Passo Fundo e ainda é vice-líder do grupo A da Taça Piratini.
A equipe vencia desde os 42 minutos do primeiro tempo, quando Vargas converteu pênalti sofrido por Kleber, mas não conseguiu ampliar e, aos 26 minutos do segundo tempo, Diego selou o 1 a 1 para os donos da casa, que seguem na primeira colocação da chave e encaminham a classificação.
Com dez pontos somados em cinco jogos, o Tricolor precisa vencer o Cerâmica às 21 horas (de Brasília) de sábado, na Arena Grêmio, para ter chances até de se garantir antecipadamente na próxima fase. O problema é que Vanderlei Luxemburgo, cuja mãe faleceu neste domingo, pretendia poupar titular visando o duelo do dia 10, contra o Fluminense, pela Libertadores.
O jogo – O Grêmio impôs sua superioridade no toque de bola em Passo Fundo, disposto a se recuperar da derrota do Cruzeiro na quinta-feira, em casa, e retomar a primeira colocação da chave na Taça Piratini. Entretanto, faltava ao time de Luxemburgo, atuando com alguns reservas, oportunidades para finalizar com perigo.
Neste panorama, as opções estavam na movimentação de Kleber e Vargas. E a primeira oportunidade que apareceu foi aos 14 minutos, quando o Gladiador teve seu chute prensado, mas viu a bola bater na trave dos anfitriões.
Em meio à dificuldade de entrar na área dos donos da casa, o Grêmio teve chance mais clara já no fim do primeiro tempo. Mais uma vez, graças a Kleber, aos 41 minutos, que sofreu pênalti ao ser derrubado por Mario. Vargas converteu e colocou o time à frente, dando a tranquilidade que se esperava.
Na volta do intervalo, o Grêmio continuou mais incisivo e voltou a balançar a trave do Passo Fundo, dessa vez em cobrança de falta de Biteco, aos dez minutos. Mas a ineficiência para balançar as redes e definir a partida continuou, e custou caro.
Sob o forte incentivo dos torcedores de Passo Fundo, Diego dominou perto da grande área e arrematou com precisão para garantir o ponto que mantém o clube gaúcho à frente do favorito de sua chave. E complica um pouco mais a programação gremista, embora a classificação ainda não esteja nem ameaçada.