O Grêmio deixa a liderança da Chave 1 do Campeonato Gaúcho para o Esportivo. Em um jogo de grande oscilação, com queda no desempenho no segundo tempo, o Tricolor cedeu o empate por 2 a 2 ao Caxias, após estar vencendo por 2 a 0. A igualdade teve como personagem o meia André Luís, que visitava sua ex-equipe, fez um gol e foi expulso antes do segundo gol.
Agora, o time do técnico Vagner Mancini fica na segunda colocação, ainda invicto após quatro rodadas, mas com oito pontos – dois a menos em relação ao Esportivo. O Caxias está em terceiro, com a mesma pontuação, mas com desvantagem no saldo de gols.
O jogo – Como se esperava, o duelo em Caxias do Sul começou acirrado, com as duas equipes abusando das faltas para impedir o ímpeto adversário. No Grêmio, a aposta era nas bolas paradas e nos lançamentos para Paulo Sergio cruzar pela direita. Nesta estratégia, o Tricolor foi o responsável pelo primeiro susto da partida, quando Anderson Pico acertou a trave em cobrança de falta aos dez minutos.
Na segunda tentativa, aos 18 minutos, a principal arma do técnico Vágner Mancini deu certo. Em outra cobrança de falta, desta vez nos pés de Paulo Sérgio, o ex-palmeirense acertou o canto direito do goleiro André e fez o seu primeiro gol pelo time de Porto Alegre.
Mesmo com o gol, a marcação ainda imperava no confronto e as chances de gol rarearam. Aos 26, o Caxias teve a sua primeira grande chance em desvio de Cris que assustou o goleiro Victor. Mas bastaram mais dois minutos para o Grêmio fazer o segundo gol e dar a impressão de que se imporia em campo.
O meia-atacante André Luís, hostilizado durante todo o jogo por ser um ex-jogador do Caxias, se “vingou” ao aproveitar bobeira da zaga mandante – após cruzamento de Paulo Sérgio, o goleiro André cortou mal, o zagueiro Marília não alcançou e a bola sobrou limpa, sem ninguém no gol, para ser tocada para o fundo das redes.
A derrota parcial fez com que o técnico Gilson Kleina se irritasse e queimasse duas substituições. O Caxias ainda levou um susto em chute de André Luís que carimbou a trave, mas logo se acertou. E o gol saiu rápido: Waldir fez linda jogada, tocando entre as pernas de Anderson Pico, e tocou para Flavio Guilherme descontar aos 38 minutos. Era o indício de que a alegria gremista teria fim.
No segundo tempo, o Caxias voltou muito melhor e dominou todas as ações ofensivas. O Grêmio só não sofria o empate graças a uma ótima apresentação do goleiro Victor e à má pontaria dos donos da casa. Contudo, isso teve fim aos 26 minutos. No lance seguinte à expulsão de André Luís, que levou o segundo cartão amarelo, o zagueiro tricolor Wagner cortou contra as próprias redes e empatou.
Com um a menos, bastou aos gremistas manterem o ponto. Nos lances finais, Diego Corrêa, do Caxias, foi expulso por simular falta. E sobrou reclamação de Vagner Mancini com o árbitro Márcio Chagas da Silva.