A seleção brasileira feminina de vôlei está classificada para a final do Grand Prix. Neste sábado, o time comandado por José Roberto Guimarães não teve muitas dificuldades para superar Cuba por incontestáveis 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/15 e 25/18, em jogo disputado na cidade italiana de Reggio Calabria.
Na decisão do Grand Prix, neste domingo, as brasileiras tentarão o hexacampeonato do torneio diante de um adversário que será definido ainda neste sábado. Anfitriãs da fase final, a Itália tenta se classificar ao jogar contra a Rússia.
Diante de Cuba, o Brasil conseguiu fazer um primeiro set até que tranqüilo.Eficiente no ataque, o time verde e amarelo ainda viu as cubanas errarem bastante e não teve dificuldade para abrir uma boa vantagem no placar. No fim, vitória brasileira por 25 a 20.
A alta performance das brasileiras continuou no segundo set. Do mesmo modo que no primeiro, a equipe nacional conseguiu se aproveitar do excesso dos erros cubanos para virar as bolas no ataque. Com um bom funcionamento também do bloqueio, o Brasil conseguiu uma vantagem ainda maior e abriu dois sets de vantagem ao fechar em 25 a 15.
O terceiro set começou de forma mais complicada, com a seleção de Cuba se encontrando em quadra e chegando a abrir cinco pontos de vantagem, 8 a 3. Porém, com uma seqüência de nove pontos seguidos, as brasileiras conseguiram virar o jogo e fechar o jogo em 3 a 0, com uma vitória de 25/18 no último set. Um ataque de González determinou o triunfo.
Também neste sábado, a seleção chinesa levou a melhor sobre a japonesa e ficou com o quinto lugar do Grand Prix. A China venceu o confronto asiático por 3 a 0 (25/20, 25/13 e 25/18).