Ao contrário das facilidades que teve para fazer 3 a 0 no Serra Dourada, o Goiás sofreu para segurar a pressão do Newell’s Old Boys nesta quarta-feira, em Rosario, na Argentina, e conseguir um empate por 0 a 0. Apesar de não ter mais 100% de aproveitamento na Copa Libertadores da América, o time esmeraldino garantiu a classificação para as oitavas-de-final do torneio.
Com este resultado, o alviverde do Centro-oeste foi a 10 pontos na liderança e assegurou, pelo menos, a segunda posição no grupo 3 ao final desta fase. Por sua vez, a equipe argentina foi a quatro pontos, se manteve na vice-liderança da chave, mas ainda terá que lutar pela segunda vaga entre os 16 nos mata-matas.
A partida foi, em certos momentos, tumultuada pelo excesso de infrações do time visitante e pelas reclamações dos donos da casa. Logo após o apito final, os atletas do Newell’s foram para cima dos jogadores do Goiás e quase deram início a uma briga generalizada no estádio Coloso del Parque.
Beneficiado pela falta de pontaria do time adversário e amparado nas defesas do goleiro Harlei, a equipe do Goiás evitou que o Newell’s Old Boys inaugurasse o marcador no primeiro tempo. Os argentinos reclamaram diversas vezes de pênalti, principalmente em lances do atacante Ortega, porém o árbitro deu de ombros.
Pressionando a arbitragem e cavando faltas na entrada da área, o clube da casa conseguiu que o Goiás levasse cinco cartões amarelos. Ao mesmo tempo, Harlei foi aparecendo como o melhor jogador do time brasileiro. Aos 44 minutos, ele saiu bem do gol em ataque do Newell’s e realizou duas grandes defesas.
Na etapa complementar, os comandados do técnico Nery Pumpido voltaram a desperdiçar oportunidades de gol. Logo aos dez minutos, Ortega fez boa trama na entrada da área e passou para Belluschi. Na cara do gol, o atacante encheu o pé e chutou por cima.
O time de Geninho deu o troco seis minutos depois. Em contra-ataque pela esquerda, Wellington entrou na área, passou – com uma dose de sorte – por dois zagueiros adversários e bateu para o gol. No entanto, o goleiro Villar defendeu com a perna direita.
Na segunda metade da etapa complementar, a pressão rubro-negra aumentou e o Goiás teve que se segurar como podia. Por exemplo, aos 27 minutos, quando Spolli finalizou após boa tabela do ataque argentino e acertou a defesa goiana. No rebote, a bola foi chutada e passou à direita de Harlei.
Exagerando nas faltas e levando emoção e sofrimento ao seu torcedor ao deixar o adversário ameaçar até o úlltimo minuto, o Goiás afastou o perigo, teve Danilo Portugal e Aldo expulsos, mas pôde comemorar após o apito final.