O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, disse que o ginásio poliesportivo Aecim Tocantins estará à disposição das delegações estrangeiras que queiram fazer aclimatação para as Olimpíadas do Rio, em agosto. O anúncio foi feito, hoje, sobre a reforma do espaço.
Sinohara ressaltou que reforma do ano passado fez com que o ginásio obtivesse, pela primeira vez, desde a sua inauguração, em 2007, o Alvará de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, expedido pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. Com isso o espaço está credenciado para receber os principais eventos esportivos nacionais e mundiais este ano. A intenção é oferecer o ginásio para delegações que queiram fazer a aclimatação, uma adaptação ao ambiente brasileiro.
“Uma seleção estrangeira de vôlei que queira treinar no Brasil alguns meses antes das Olimpíadas. Ela pode muito bem usar o Aecim Tocantins para se adaptar ao clima tropical, por exemplo. O ginásio tem totais condições para isso”, ressaltou o gestor.
O alvará do Corpo de Bombeiros foi concedido depois da grande reforma que o ginásio recebeu para sediar dois jogos da Liga Mundial de Vôlei, entre Brasil e Itália, no início de julho. A reforma compreendeu em troca de telhado, da rede elétrica, aquisições e substituições de extintores de incêndio, além da retirada de grades e paredes que fora construídas após a inauguração e que estavam condenadas pelos órgãos fiscalizadores.
Sinohara também destacou outras ações da área, no ano passado, como a realização dos Jogos Escolares e Estudantil, Jogos Indígenas, Olimpíadas da Terceira Idade em Cuiabá, entrega de Kits Esportivos e celebrações de convênios para a ida dos atletas mato-grossenses às Paralimpíadas Escolares e aos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).