O Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, em Cuiabá, obteve pela primeira vez, desde a sua inauguração, em 2007, o Alvará de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, expedido pelo Corpo de Bombeiros. Com o documento, o espaço se credenciou para receber os maiores eventos internacionais do mundo do esporte, neste ano.
O alvará foi concedido depois da grande reforma que o ginásio recebeu para sediar dois jogos da Liga Mundial de Vôlei, entre Brasil e Itália, em julho passado. A reforma compreendeu a troca de telhado, rede elétrica, aquisições e substituições de extintores de incêndio, além da retirada de grades e paredes que foram construídas após a inauguração e que estavam condenadas pelos órgãos fiscalizadores.
De acordo com o secretário adjunto de Estado de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, a reforma consolida o Aecim Tocantins como um dos principais espaços em Mato Grosso para receber disputas internacionais neste ano.
"Esta reforma proporcionou Mato Grosso estar apto para realizar qualquer evento de nível internacional, assim como candidatarmos para receber países que queiram aclimatar antes das Olimpíadas 2016. Com a reforma, teve como ponto alto, o Alvará do Corpo de Bombeiros pela primeira vez ", destacou Sinohara.
Em 2015, além do Mundial de Vôlei, o espaço recebeu eventos como a 3ª Fase do Campeonato de Jiu-Jitsu; Olimpíadas Escolares; Jogos Universitários; Sub-19 de Basquetebol; a 34ª Olimpíadas da Polícia Militar de Mato Grosso e o show nacional do cantor Roberto Carlos.
O Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins está localizado no bairro Verdão. Ele possui mais de 15 mil metros quadrados e tem capacidade para comportar em torno de 11. 666 mil pessoas. O ginásio também possui 150 dormitórios, salas de reunião e auditório para 90 pessoas.