França se garantiu nas oitavas de final da Copa do Mundo durante a tarde desta quinta-feira. Jogando na Arena Ecaterimburgo, apinhada de torcedores do Peru, os europeus decidiram a partida no primeiro tempo e venceram por 1 a 0, com gol de Mbappé, eliminando os sul-americanos do torneio.
Com o resultado, a França se mantém na liderança do Grupo C, com seis pontos ganhos, dois a mais do que Dinamarca. Já o Peru, que amargou o seu segundo revés em seu retorno ao Mundial após 36 anos de ausência, segue na lanterna da chave sem nenhum ponto somado e não tem mais chances de se classificar.
Pela terceira rodada da Copa do Mundo, França e Dinamarca farão um duelo valendo a liderança da chave na próxima terça-feira, às 11 horas (de Brasília), em Moscou. No mesmo dia e horário, em Sochi, o Peru tentará se despedir da Rússia com vitória diante da Austrália, que precisa de uma combinação de resultados para avançar.
O Peru esboçou uma pressão no início da partida, mas aos poucos a França foi se impondo. A primeira boa chance ocorreu aos 10 minutos, quando bola sobrou para Griezmann dentro da área. O atacante, porém, chutou torto e mandou para fora. Logo em seguida, Pogba arriscou de longe e tirou tinta da trave direita do goleiro Gallese.
Com as linhas adiantadas, a França continuou empurrando o Peru para o seu campo de defesa. Aos 13 minutos, após cobrança de escanteio pela esquerda, Varane subiu mais alto que a marcação e testou com perigo. Pouco depois, Giroud recebeu lançamento pelo alto e ajeitou para Griezmann bater de primeira e carimbar o goleiro peruano.
O time sul-americano só assustou aos 30 minutos, quando Cueva tabelou pela esquerda e cruzou rasteiro para Guerrero, que tirou de Umtiti na entrada da pequena área e finalizou. Atento, Lloris defendeu com o pé.
A chance desperdiçada seria bastante lamentada pelo Peru. Isso porque, aos 33, a França abriu o placar. Giroud recebeu de Pogba na área e bateu cruzado. A bola desviou em Rodríguez e encobriu o goleiro, sobrando livre para Mbappé só empurrar para o gol. Ainda antes do intervalo, os europeus quase ampliaram após boa troca de passes. Mas Hernández arrematou em cima do arqueiro Gallese.
Peru tenta sobreviver, mas esbarra em retranca francesa
Precisando da virada para se manter vivo no torneio, o Peru voltou com o meia Farfán e o zagueiro Santamaría nos lugares de Yotún e Rodríguez. As mudanças quase surtiram efeito imediato logo aos quatro minutos, quando Aquino recebeu de Farfán na intermediária e soltou a bola. Lloris só observou a bola tocar na trave e sair pela linha de fundo.
Com dificuldades para romper as linhas francesas, o Peru continuou apostando nos chutes de longa distância. Aos 15 minutos, após boa troca de passes, Carillo arriscou, mas mandou por cima do gol. Aos 22 foi a vez de Advíncula tentar pela direita, desta vez assustando Lloris.
Enfim explorando as pontas, o Peru chegou com perigo aos 28 minutos, quando Cueva fez bom passe para Carillo na direita. Mas o meia cruzou forte demais e ficou difícil para Farfán, que tentou consertar com um voleio. A bola parou na rede pelo lado de fora.
Nos minutos finais, para segurar o triunfo, Didier Deschamps sacou Griezmann para colocar Fekir. Ricardo Gareca respondeu com Ruidíaz na vaga de Cueva. Não adiantou. O sólido sistema defensivo francês foi pouco ameaçado e assegurou a vitória e classificação da equipe europeia.