Ameaçados pelo fantasma do rebaixamento, Fortaleza e Atlético-PR se enfrentaram na tarde deste domingo no estádio Presidente Vargas, no Ceará, e fizeram uma partida bastante movimentada, repleta de lances de emoção, de gols e de viradas no placar. No final, vantagem para os visitantes, que venceram por 4 a 3 e complicaram de vez a situação do Fortaleza no Brasileirão
Empurrado pela torcida, o Fortaleza, que lutava pela sobrevida na Série A, não se intimidou com os titulares do Furacão e colocou vantagem no placar logo aos 18 minutos, com um golaço do experiente Lúcio, que recebeu passe de Rinaldo, se livrou de dois zagueiros e chegou a driblar o não menos rodado Navarro Montoya antes de rolar para o fundo das redes.
Na base do toma lá, dá cá, o Atlético-PR chegou a igualdade aos 28 minutos, mas o árbitro Wilson de Souza Mendonça anulou o gol marcado por Marcos Aurélio alegando impedimento do atacante do Furacão.
Cinco minutos depois, não teve jeito de anular. Depois de boa jogada pelo setor direito, a bola cruzada na área cearense encontrou o centroavante Marcos Aurélio, que, com categoria, desviou de Édson Bastos e deixou tudo igual na descida para os vestiários.
No segundo tempo, o técnico Roberval Davino foi para o tudo ou nada em busca da vitória, trocando o lateral-direito Ivan pelo atacante Finazzi. Com isso, André Cunha passou para a lateral direita e Lúcio, autor do gol, para o meio-campo.
A substituição deixou a equipe mais vulnerável e o castigo veio logo aos dois minutos. Cristian foi lançado pela direita, invadiu em velocidade e soltou o pé, decretando a virada do Furacão, para desespero cearense.
Na base do abafa, o Fortaleza partiu para cima do Furacão e acertou a trave de Montoya com Chicão. A recompensa veio aos 14 minutos com Finazzi, completando de cabeça cruzamento de Ramalho vindo da direita e deixando tudo igual no marcador mais uma vez: 2 a 2.
O jogo continuou emocionante e o Fortaleza voltou à frente aos 27 minutos. Em um lance chorado, Lúcio teve que chutar duas vezes seguidas para superar o Montoya e marcar seu segundo gol no jogo. Vadão mexeu na equipe trocando Erandir e Evanílson por William e Pedro Oldoni e chegou novamente ao empate com Ferreira, em belo chute.
Momentos depois, o experiente Válber, que entrou na etapa final, balançou novamente as redes de Édson Bastos e praticamente sacramentou o rebaixamento do Fortaleza para a Série B em 2007.
Na próxima quinta-feira, o Fortaleza vai a Recife encarar o Santa Cruz em um jogo que deve se repetir duas vezes em 2007, na Série B do Brasileirão. Já o Atlético-PR entra em campo pelo Brasileirão apenas no sábado, às 16 horas, para encarar o Paraná. Antes, encara o Nacional pela Sul-americana, quarta-feira, em Curitiba