Há uma brincadeira nos paddocks da Fórmula 1 que diz que quando Michael Schumacher acompanha uma corrida in loco no circuito, Kimi Raikkonen tem azar na pista. Porém, isso não aconteceu na edição 2008 do GP da Espanha. Mesmo com o heptacampeão nos boxes da Ferrari, o finlandês fez uma de suas melhores corridas desde que chegou à escuderia de Maranello e venceu os rivais com grande superioridade, ampliando ainda mais sua vantagem no Mundial de Pilotos.
A segunda posição ficou com Felipe Massa, que ultrapassou Fernando Alonso logo na largada, em seu melhor momento na prova. Depois, mesmo tendo largado mais leve que o companheiro de Ferrari, não conseguiu acompanhar o forte ritmo do finlandês para fazer a ultrapassagem nos boxes. Em terceiro lugar, apareceu Lewis Hamilton, cujo maior mérito neste domingo foi conseguir segurar os ataques de Robert Kubica, que terminou em quarto.
Quem não levou sorte na abertura da temporada européia da Fórmula 1 foram Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet. Mais uma vez na temporada, o paulista teve problemas nos boxes. Desta vez, ao menos, ele não ultrapassou farol vermelho: ao sair do pit depois de sua primeira parada, ele se tocou com Giancarlo Fisichella e perdeu o bico do carro. Detalhe: o safety car estava na pista por conta de uma forte batida sofrida por Heikki Kovalainen, que escapou na curva nove a cerca de 230km/h. O finlandês foi levado ao hospital, mas tem situação estável e passa apenas por exames de rotina.
Rubinho ainda tentou continuar na prova, mas não teve condições e não conseguiu completar sua 256ª corrida na Fórmula 1, prova em que igualou o recorde de Riccardo Patrese como o piloto que mais etapas disputou na categoria. Já Nelsinho Piquet terá boas lembranças apenas do treino classificatório do GP da Espanha. Depois de largar entre os top 10 desde que estreou na Renault, ele foi passear na caixa de brita logo nas primeiras voltas. Tentou se recuperar e ia fazendo uma bela ultrapassagem sobre o francês Sebastien Bourdais, mas teve a porta fechada e abandonou ainda na sétima volta.
Em termos de ultrapassagens, a corrida em Barcelona teve o esperado: algumas tentativas e quase nenhum sucesso. A exceção ficou por conta de Heidfeld, que no final da corrida passou Giancarlo Fisichella por fora, e ganhou a 11ª posição. O êxito deste domingo foi o segundo de Kimi Raikkonen na temporada, que também venceu pela segunda vez em Barcelona. Além disto, como vem acontecendo desde 2001, o pole-position venceu o GP da Espanha.
A temporada da Fórmula 1 segue no dia 11 de maio, com a disputa do GP da Turquia, onde, ao que o momento e as características do circuito indicam, a Ferrari deve dominar novamente.
A corrida – Largando do lado limpo da pista e com um carro bem melhor que Alonso, Massa não teve muitos problemas para superar o rival espanhol logo nos primeiros metros da disputa. Embalado, o brasileiro ainda tentou atacar Raikkonen, mas o finlandês se defendeu muito bem e manteve a liderança da disputa.
Uma das boas supresas da temporada, Robert Kubica mais uma vez fez uma má largada e perdeu a quarta colocação para Lewis Hamilton. Rubens Barrichello, por sua vez, foi ultrapassado por Nico Rosberg. Mais para o fundo do grid, Sebastien Vettel se envolveu em um acidente no início de uma corrida pela terceira vez em quatro etapas disputadas este ano, abandonando a prova em Barcelona depois de tocar com Adrian Sutil.
Nelsinho Piquet, por sua vez, não comprometeu em suas primeiras voltas, mas assim que o safety car deixou da pista, ele saiu sozinho da pista e foi passear na caixa de brita, caindo para as últimas posições. Na volta, passou a guiar agressivamente, mas na hora de tentar passar Sebastién Bourdais viu a porta ser fechada, foi tocado e teve que abandonar. Nos boxes, o francês se justificou: “Não sei de onde ele veio”.
Enquanto isso, na frente, Kimi Raikkonen voava baixo e volta após volta fazia o melhor tempo da corrida. Já Massa não tinha problemas com Alonso, que comprovou realmente estar mais leve que os adversários e foi o primeiro a parar nos boxes, já na 15ª passagem. A expectativa então era saber qual das duas Ferrari pararia primeiro, em manobra que poderia mudar os rumos da corrida. E foi o brasileiro, que, entretanto, não conseguiu ultrapassar o companheiro de equipe.
O pit stop de Massa demorou 8s1, pouco mais rápido que o de Kimi, que fez sua parada 8s2. Na sequência, Heikki Kovalainen passou reto na curva 9, de velocidade estimada em 230km/h, após a suspensão dianteita esquerda de seu carro quebrar repentinamente. A McLaren dele foi parar debaixo da barreira de pneus e apenas um trator conseguiu tirar o monoposto do local. Dada a gravidade da batida, o safety car entrou novamente na pista.
Após grande tensão na pista, Heikki foi resgatado de helicóptero, mas ainda na maca o piloto fez um sinal de positivo dizendo que tudo estava bem. Enquanto o safety car estava na pista, Rubens Barrichello e Giancarlo Fisichella aproveitaram para fazer sua primeira parada nos boxes, mas quiseram “disputar posição” ainda no pit lane e acabaram se tocando. Pior para Rubinho, que perdeu o bico de sua Honda. Ele ainda tentou trocar a peça, mas não teve sucesso e terminou de forma melancólica uma das corridas mais importantes de sua longa carreira na Fórmula 1.
O alemão Nick Heidfeld, da BMW Sauber, por sua vez, foi punido com um “stop and go” por ter entrado nos boxes sem autorização e acabou com suas chances de terminar na zona de pontos. Em seguida, foi a hora de Fernando Alonso ter seu momento de azar: o motor de sua Renault estorou e ele não pôde completar a sua melhor prova no ano. Saiu aplaudido pelos 130 mil torcedores presentes no autódromo de Barcelona e restou a ele somente agradecer seus fãs.
Na frente, Kimi Raikkonen seguia tranquilo na primeira posição, seguido por Felipe Massa. A esperança de emoção então ficou restrita a possibilidade de ultrapassagem de Robert Kubica sobre Lewis Hamilton pelo terceiro lugar, e dos ataques de Nick Heidfeld sobre Giancarlo Fisichella pela 11ª colocação.
O alemão até conseguiu a ultrapassagem, mas a manobra não teve nenhum valor além do estético, já que o piloto da BMW Sauber terminou fora da zona de pontos e perdeu a vice-liderança do Mundial para Lewis Hamilton, além de ver Raikkonen comemorar outra vitória em 2008.