Atual campeão do mundo, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Cingapura. No treino classificatório para a única prova noturna da temporada, na manhã deste sábado, o brasileiro Rubens Barrichello bateu, mas ficou à frente do inglês Jenson Button, seu companheiro na Brawn GP.
No momento em que contava com o quinto melhor tempo da sessão, Barrichello perdeu o controle na curva e bateu o lado esquerdo de seu carro no muro. Ainda na pista, ele chegou a verificar o carro em busca de algum problema. A 26 segundos do final, o treino foi interrompido pela bandeira vermelha.
Desta forma, as posições foram mantidas. Como foi obrigado a trocar o câmbio, danificado no final do Grande Prêmio da Bélgica, Barrichello perdeu cinco colocações no grid como punição. Assim, ele inicia a prova marcada para as 9h deste domingo no 10º posto.
Líder do Mundial com 14 pontos de vantagem sobre o brasileiro, Button não se classificou para a superpole e ficou apenas na 12ª colocação do grid. Entre os dois principais candidatos ao título desta temporada, aparece o japonês Kazuki Nakajima, da Williams.
A segunda colocação no treino classificatório ficou com Sebastian Vettel, da Red Bull, que está a 12 pontos de Barrichello na tabela de classificação. Companheiro de equipe do alemão, o australiano Mark Webber foi superado pelo também alemão Nico Rosberg, da Williams, e larga em quarto.
O espanhol Fernando Alonso, que venceu a prova do ano passado de forma polêmica, cravou o sexto melhor tempo, mas ganhou uma posição em função da punição de Barrichello. Companheiro do bicampeão na Renault, o francês Romain Grosjean foi o penúltimo.
Parceiro do pole position Lewis Hamilton na McLaren, o finlandês Heikki Kovalainen inicia a disputa no nono lugar e vê o compatriota Kimi Raikkonen, da Ferrari, na 13ª colocação. Substituto do acidentado brasileiro Felipe Massa na escuderia, o italiano Giancarlo Fisichella larga no 18º posto.