O Fluminense ainda luta para reencontrar o futebol que o levou à final da Libertadores, mas aos poucos vai reagindo no Campeonato Brasileiro. Sem jogar bem, o Tricolor carioca foi inferior tecnicamente ao Vitória neste sábado no Maracanã, mas arrancou uma vitória de virada no segundo tempo por 2 a 1. Marquinhos colocou o Vitória em vantagem, e Rafael e Dodô decretaram a vitória do Flu.
O jogo – O Vitória mostrou logo no início do confronto porque é vice-líder do Brasileirão após dez rodadas. Aos dois minutos, Ramon cobra falta na entrada da área pela esquerda e obriga Ricardo Berna a espalmar para escanteio.
O Flu, que tenta se livrar da incômoda lanterna da competição, não demorou a responder. Aos sete minutos, Júnior Cesar recebe lançamento na ponta esquerda e cruza, o zagueiro Marco Aurélio, que vinha para marcá-lo, põe o braço na bola. Apesar das reclamações dos jogadores do Vitória, Roberto Braatz não vacilou e marcou pênalti. Dodô cobrou rasteiro tentando o canto direito do gol defendido por Viáfra, mas a bola sai caprichosamente pela linha de fundo.
O pênalti perdido abala o moral do Flu e o Vitória cresce no jogo. Com um bom toque de bola a equipe baiana é superior em campo, e quase marca aos 26. Marquinhos penetra pelo meio e recebe passe na media de Ramon para ficar cara a cara com Ricardo Berna. O goleiro do Flu saiu bem do gol e salvou o Flu.
O Tricolor carioca reage e equilibra as ações. Aos 33, Thiago Neves lança Washington na entrada da área, o atacante ajeita a bola e solta a bomba, que sai pela linha de fundo.
As duas equipes voltam para o segundo tempo sem alterações. O Vitória continua melhor organizado em campo e chega ao primeiro gol aos 12 minutos. A bola é recuperada no grande círculo e fica com Ramon. O veterano meia liga o contra-ataque e lança Marquinhos, que avança e toca na saída de Ricardo Berna.
O Flu sentiu o gol e Renato Gaúcho decidiu mexer na equipe: Tartá e Somália entram nos lugares de Fabinho e Washington, respectivamente. As mudanças deram mais movimentação e vontade ao time, que partiu na base da garra em busca do empate.
E o gol saiu aos 26, por intermédio do lateral Rafael: Thiago Neves cobrou falta da intermediária e tocou para Thiago Silva na área. O zagueiro ajeitou e chutou,a bola bateu na zaga e voltou para Rafael, que mandou para o fundo das redes, da pequena área.
O gol incendiou o jogo. O Flu se encheu de ânimo e foi com tudo atrás da virada. Já o Vitória perdeu seu principal articulador, Ramon, que saiu cansado. Em dez minutos, o Tricolor arrancou uma vitória no Maracanã num confreonto que parecia perdido: num rápido contra-ataque, Thiago Neves lança Dodô na esquerda da área. O atacante penetra e toca com categoria por cima do goleiro.
Na próxima rodada, nesta quarta-feira, o Fluminense tem a difícil missão de encarar o Palmeiras em São Paulo. Já o Vitória joga no Barradão diante do São Paulo.