Em um jogo dramático, o Fluminense derrotou o Sport por 2 a 0 na Ilha do Retiro. Mesmo com um homem a menos desde os 30 minutos do segundo tempo, o Tricolor conseguiu segurar o resultado, voltando a figurar entre os dez melhores da competição.
Com a vitória, os cariocas chegaram aos 34 pontos, alcançando sua quarta partida consecutiva sem derrota. O time, além de assumir a oitava colocação, empurrou os pernambucanos para a 13ª posição, fora da zona de classificação para a Copa Sul-americana. Neste domingo, o Flu recebe o Atlético Paranaense no Maracanã, enquanto o Sport visita o lanterna América de Natal.
Mesmo atuando fora de casa, o Tricolor esteve mais presente no ataque na etapa inicial. Logo aos dois minutos, Somália ajeitou de cabeça para Alex Dias, que chutou por cima do gol adversário. Dez minutos depois foi a vez de Thiago Silva mandar uma bomba às nuvens em uma cobrança de falta na entrada da área.
Os anfitriões eram perigosos nos contra-ataques e, aos 21 minutos, quase abriram o placar. Carlinhos Bala foi acionado na direita, invadiu a área, chutou rasteiro, mas Fernando Henrique caiu bem para fazer a defesa.
Os visitantes responderam quatro minutos depois, quando Alex Dias deixou Thiago Neves em boas condições, mas o chute da entrada da área do meia foi para o meio do gol, facilitando as coisas para Magrão.
Aos 31 minutos, Júnior César deixou a bola com David, que cruzou para o meio da área. Thiago Neves alcançou a bola, mas cabeceou por cima do gol. Já nos acréscimos do primeiro tempo, Everton tabelou com Diogo, mas demorou para chutar e permitiu o corte da zaga dentro da área.
Na volta dos vestiários, os donos da casa entraram mais agressivos, mas começaram a ceder contra-ataques perigosos. Em um deles aos nove minutos, Somália recebeu um cruzamento da esquerda, mas cabeceou em cima de Magrão, que agarrou com firmeza. Cinco minutos depois, Thiago Silva tentou afastar um cruzamento de Diogo, porém acabou cabeceando para trás, obrigando Fernando Henrique a fazer uma boa defesa para evitar o primeiro gol do Leão.
O Sport chegou a estufar a rede adversária aos 15 minutos, quando a bola foi desviada para a segunda trave, após um escanteio, e Carlinhos Bala tentou a bicicleta. No entanto, o árbitro marcou impedimento e anulou o gol. A resposta veio sete minutos depois, quando Somália recebeu na entrada da área e ajeitou para Alex Dias, que tentou encobrir o goleiro, mandando a bola nas mãos de Magrão.
Mas aos 27 minutos não teve jeito. Em uma cobrança de escanteio de Thiago Neves, Cícero, que havia entrado no lugar de David, cabeceou com precisão, estufando a rede adversária. Da Silva tentou responder na mesma medida no minuto seguinte, mas sua cabeçada parou nas mãos de Fernando Henrique.
O final da partida foi dramático. Isso porque aos 30 minutos, Everton disparou para o ataque e foi parado no meio-campo com falta dura de Maurício, que recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. Com um homem a mais, o time mandante exerceu uma forte pressão e, aos 38 minutos, teve uma oportunidade clara. Depois de uma confusão dentro da área, Bruno chutou de primeira sem marcação, mas acabou mandando a bola na rede pelo lado de fora.
No entanto, o Leão se descuidou no setor defensivo e, em um contra-ataque aos 41, Rodrigo Tiuí não desperdiçou a chance que teve. O atacante, que havia acabado de entrar no lugar de Somália, invadiu a área e, mesmo sem ângulo, conseguiu achar o ângulo direito de Magrão, sacramentando a vitória.