O Fluminense derrotou o Cruzeiro por 1 a 0 em partida disputada nesta quinta-feira, no Maracanã, e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. A equipe das Laranjeiras agora soma 22 pontos ganhos. Já o Cruzeiro permanece com 15 pontos mas caiu para a sétima posição. Leandro Euzébio, de cabeça, marcou o único gol da partida.
O jogo foi muito movimentado e o Cruzeiro foi bem melhor no primeiro tempo mas esbarrou nas boas defesas do goleiro Fernando Henrique. No segundo tempo, o Fluminense subiu de produção, marcou seu gol e depois soube administrar a vantagem para alegria da sua torcida que compareceu em grande número e fez uma verdadeira festa com a vitória.
Na próxima rodada, o Fluminense enfrentará o Botafogo no clássico carioca enquanto o Cruzeiro receberá o Grêmio na Arena Sete Lagoas.
O jogo – A partida começou em ritmo veloz. O Cruzeiro explorava as jogadas pelas laterais, principalmente pelo lado direito onde Thiago Ribeiro e Rômulo recebiam o apoio de Gilberto, o que confundia a defesa tricolor. E logo aos três minutos, Welington Paulista bateu de fora da área e Fernando Henrique defendeu parcialmente com grande dificuldade. A resposta do Tricolor carioca só veio aos oito minutos quando Conca bateu falta pela direita e a bola sobrou para André Luís que chutou para o gol mas a bola desviou em Wellington Paulista e saiu.
O Cruzeiro continuou jogando em velocidade e criando dificuldades para a defesa tricolor. Aos 13 minutos, após bela combinação entre Gilberto e Rômulo, a bola foi lançada para Wellington Paulista que chutou forte, Fernando Henrique deu rebote e Gilberto, de perna direita, chutou para fora, desperdiçando uma boa oportunidade.
Como o argentino Conca estava muito bem marcado por Henrique, o Fluminense só levava perigo em lances de bola parada. Aos 15 minutos, Gum subiu mais que zaga mineira em cobrança de escanteio mas Fábio fez ótima defesa.
A partida ficou mais equilibrada com ligeiro predomínio do Cruzeiro que voltou a ter chance para marcar aos 24 minutos. Gilberto fez ótimo lançamento para Everton que girou e bateu de esquerda para outra difícil defesa de Fernando Henrique.
A marcação do Cruzeiro sobre os zagueiros tricolores impedia o time carioca de se movimentar com liberdade dentro de campo. Aos 31 minutos, o lateral Mariano fez um lançamento preciso para Carlinhos que penetrava pelo outro lado do campo mas Carlinhos acabou não conseguindo a conclusão da jogada.
Aos 35 minutos, Gilberto que vinha sendo o destaque da partida, sentiu um problema físico, e pediu para sair, sendo substituído por Marquinhos Paraná. Mesmo com a ausência do seu maestro, o time mineiro continuou pressionando, principalmente pelo lado direito onde o lateral Rômulo era constantemente acionado e dava muito trabalho aos zagueiros tricolores.
Aos 44 minutos, Conca fez um lançamento perfeito para Carlinhos que chutou forte mas Fábio fez ótima defesa, mandando para escanteio.
Insatisfeito com a produção da sua equipe no primeiro tempo que considerou muito ruim, o técnico Muricy Ramalho trocou Rodriguinho por Alan, mas o Cruzeiro continuou melhor na segunda etapa e aos dois minutos, após cruzamento de Everton, Wellington Paulista cabeceou com perigo. No minuto seguinte foi a vez de Thiago Ribeiro exigir outra grande defesa de Fernando Henrique. Aos sete minutos, o goleiro tricolor deu um susto na torcida ao defender uma falta cobrada por Wellington Paulista.
Quando a torcida já ensaiava as primeiras vaias, o Tricolor carioca marcou aos oito minutos. Conca bateu escanteio e Leandro Euzébio subiu livre para colocar a bola no canto direito sem a menor chance de defesa para Fábio. Na jogada seguinte, quase Alan amplia mas Fábio salvou para escanteio.
Aos 17 minutos, o Fluminense saiu jogando errado e Henrique lançou Marquinhos Paraná inteiramente livre mas o meia do time mineiro chutou por cima do gol.
A partir dos 25 minutos, o Fluminense passou a administrar a vantagem. A equipe carioca recuou para marcar em seu campo para atrair o time mineiro e assim sair em contra-ataque. Já o time mineiro, sem um meia para armar as jogadas, encontrava muita dificuldade para se aproximar da meta de Fernando Henrique e passou a chutar de longe como aconteceu em falta cobrada por Wellington Paulista que passou perto do travessão de Fernando Henrique.
Nos minutos finais o Cruzeiro pressionou de forma desesperada mas o Fluminense soube se defender com muita garra para vencer e assegurar a ponta da tabela.