O Fluminense continua lutando para escapar do rebaixamento para a série B do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, à noite, no Maracanã, pela 32ª rodada da competição, o Tricolor carioca derrotou o Atlético Mineiro por 2 a 1 em jogo dramático e chegou aos 30 pontos ganhos, mas continua na última colocação. Já o Galo segue com 53 pontos, mas caiu para a terceira posição.
A vitória do time carioca foi merecida porque o Tricolor das Laranjeiras foi melhor durante o tempo inteiro. Comandado por Dario Conca, o Fluminense jogou com muita vibração e nem a chuva forte que desabou sobre o estádio reduziu o ritmo da equipe dirigida por Cuca. Já o Galo teve uma atuação muito irregular e apenas Diego Tardelli esteve no seu nível habitual.
Na próxima rodada, o Fluminense vai ao Mineirão enfrentar o Cruzeiro enquanto o Atlético MG vai encarar o Goiás no Serra Dourada.
O jogo – O Fluminense começou a partida no ataque enquanto o Atlético Mineiro, em dois lances seguintes, mostrou que a ordem era refrear o ímpeto do adversário. No primeiro minuto, o volante Jonilson recebeu cartão amarelo por puxar a camisa de um adversário e logo depois o zagueiro Jorge Luiz bateu com a mão no rosto de Maicon, mas o árbitro não viu qualquer irregularidade no lance.
Só aos nove minutos é que o time carioca chegou com relativo perigo ao ataque quando Jorge Luiz tentou atrasar, de cabeça, para Carini e quase marca um gol contra, mas o goleiro uruguaio conseguiu a recuperação.
O Atlético continuava mais preocupado com a marcação e Márcio Araújo seguia Conca por todo o campo para impedir que o argentino armasse as jogadas do time da casa.
Aos 21 minutos, depois de boa troca de passes na intermediária mineira, a bola sobrou para Diguinho chutar com perigo. Na jogada seguinte foi a vez de Maicon bater cruzado, a bola tocou em Jonilson e quase enganou Carini que teve de se esticar para evitar que a bola entrasse.
O Galo continuava cadenciando o jogo através dos toques laterais de Ricardinho que tentava fazer com que sua equipe mantivesse a posse de bola, mas Diego Tardelli e Éder Luís quase não eram lançados em boas condições. Aos 30 minutos Conca descobriu Fred em boa posição.O atacante girou sobre a marcação e chutou forte mas a bola saiu à esquerda do gol de Carini.
Dois minutos depois,Dieguinho cruzou da esquerda e a bola bateu na mão do zagueiro Jorge Luiz que estava com o braço esticado. O árbitro marcou pênalti o que provocou muitos protestos dos jogadores da equipe mineira. Fred cobrou a penalidade, com paradinha, e colocou no canto direito de Carini, abrindo o marcador a favor da equipe carioca.
O Fluminense continuou melhor até o final da primeira etapa enquanto os jogadores do Galo mostravam muito nervosismo, reclamando muito das marcações do árbitro.
No último lance, Éder Luís foi lançado na frente dos zagueiros mas concluiu de forma bisonha.
Mal o segundo tempo começou e o Fluminense marcou o segundo gol. Após cobrança de lateral a bola sobrou para Equi Gonzalez que rolou para Conca dentro da área. O meia argentino, com categoria, colocou no canto de Carini que nada pôde fazer.
Depois de sofrer o segundo gol, o Galo passou a pressionar enquanto o Tricolor carioca passou a cometer faltas seguidas nas proximidades da área. Aos oito minutos, o time mineiro marcou seu primeiro gol se aproveitando de falha do goleiro Rafael que saiu mal em cruzamento, trombou no zagueiro Gum e permitiu que Diego Tardelli cabeceasse livre para o fundo das redes.
A chuva forte que caiu sobre o Maracanã fez o gramado ficar pesado porque dificultava a ação das duas equipes.
O Fluminense só voltou a incomodar a defesa mineira aos 16 minutos, quando Conca segurou a bola na entrada da área e depois rolou para Mariano que chutou com grande perigo.
O técnico Celso Roth trocou o volante Márcio Araujo pelo veterano atacante Marques numa tentativa de dar mais agressividade ao seu time mas a fraca atuação de Éder Luís que errava em quase todos os lances, prejudicava as tentativas do ataque mineiro.
O Fluminense quase chegou ao terceiro gol aos 28 minutos quando Fred, de cabeça, escorou um escanteio e o goleiro Carini defendeu com dificuldade. Aos 33, em outra cobrança de escanteio, Conca colocou a bola nos pés de Fred que evitou a marcação e chutou forte para outra grande defesa de Carini.
A situação se complicou de vez para o time visitante aos 36 minutos quando Jorge Luiz, que já tinha cartão amarelo derrubou Roni e foi expulso. O Atlético ainda teve uma chance com Éder Luís, mas o Fluminense, com muito empenho, conseguiu segurar o resultado.