Depois de onze rodadas, o Fluminense voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Em jogo disputado nesta quinta-feira, no Maracanã e válido pela 17ª rodada da competição, o Tricolor das Laranjeiras goleou o Sport por 5 a 1. Com a vitória, o time dirigido por Renato Gaúcho trocou de lugar com o adversário na classificação e agora ocupa o 19º lugar com 14 pontos ganhos, enquanto o Leão da Ilha do Retiro passou a ser o último colocado com 13 pontos.
A vitória do time carioca foi consequência natural da postura ofensiva adotada desde os primeiros minutos de partida. Já o Sport, ainda dirigido pelo interino Levi Gomes, entrou em campo com o objetivo de se defender mas não soube cumprir a missão e acabou se tornando o adversário ideal para proporcionar a reabilitação do Fluminense.
Na próxima rodada, o Fluminense vai ao Barradão, em Salvador, enfrentar o Vitória. O Sport jogará na segunda-feira contra o Inter, no Beira Rio.
O jogo – Logo no primeiro lance de jogo, Dalton e Dieguinho se chocaram de cabeça dentro da grande área tricolor. Logo depois da recuperação dos cariocas, Conca fez bom lançamento para Kieza, que deu o primeiro chute perigoso assustando o goleiro Magrão. O time da casa que voltou ao esquema com apenas dois zagueiros tinha mais iniciativa de ataque e usava bastante os laterais no apoio. Já o rubro-negro pernambucano tentava bloquear as jogadas na entrada da sua área e deixava Ciro e Vandinho muito isolados na frente.
Aos seis minutos, um lance divertiu a pequena torcida presente ao Maracanã. O volante Dudé se chocou com o árbitro Wilton Sampaio e derrubou o árbitro. O Fluminense continuou ditando o ritmo da partida com Conca deslocado para o lado direito do gramado acionando frequentemente o lateral Ruy.
E aos 19 minutos, o Tricolor abriu o marcador. Roni arrancou da intermediária, tabelou primeiro com Marquinho, depois com Conca, e bateu com violência da entrada da área. Magrão deu rebote, o zagueiro Igor tentou salvar, mas a bola acabou sobrando para Kieza que não teve trabalho para colocar empurrar para o fundo das redes.
Ao sofrer o primeiro gol, o Sport tentou desarmar seu esquema defensivo e se abriu para tentar o empate, mas só facilitou a vida do adversário que passou a encontrar mais espaços na defesa pernambucana. Aos 32 minutos, Roni foi lançado por Conca nas costas dos zagueiros e cruzou para a entrada de Kieza, que só tocou para marcar o segundo gol.
Em desvantagem e completamente desnorteado em campo, o Sport não conseguiu mais se arrumar e acabou sofrendo o terceiro gol aos 39 minutos. Roni foi derrubado por César na área e ele mesmo cobrou o pênalti com categoria sem chances ao goleiro Magrão. Foi o primeiro gol marcado pelo ex-jogador santista na sua volta às Laranjeiras.
O segundo tempo começou em ritmo lento.Mesmo perdendo por três gols de diferença, o Sport, que voltou com uma formação mais agressiva, atacava de forma tímida enquanto o Fluminense se mostrava mais preocupado em administrar o resultado. Depois dos dez minutos o time pernambucano acelerou o ritmo e passou a pressionar a defesa carioca.
Aos 15 minutos, Fumagalli cruzou, a bola bateu no braço de Wellington Monteiro dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Vandinho fez a cobrança e anotou o primeiro gol do Sport.
O rubro-negro se animou e aos 19 minutos Ciro obrigou Fernando Henrique a praticar grande defesa. No minuto seguinte foi a vez de Luciano Henrique chutar e o goleiro tricolor salva sua equipe. Quando tudo indicava que o Sport marcaria o segundo gol, o Fluminense destruiu as esperanças de reação ao marcar o quarto tento, aos 21 minutos com Carlos Eduardo que recebeu de Diogo e bateu sem defesa para Magrão.
Ao sofrer o quarto gol, o rubro-negro pernambucano perdeu o entusiasmo e apenas alguns jogadores ainda mostravam disposição para tentar mudar a sorte da partida. Como Ciro que fez boa jogada e só não marcou o segundo do Leão porque Ruy salvou.
Nos minutos finais, o Fluminense tocou a bola esperando o tempo passar mas ainda marcou o quinto gol com Maicon aos 46 minutos, depois de grande jogada de Conca.